Conheça nossos conteúdos

O IDM faz a publicação de livros, e-books, cartilhas, catálogos, manuais, vídeos e outros conteúdos impressos e digitais, por meio de seus projetos, parcerias e contratos de gestão. Aqui você pode conferir alguns desses materiais, produzidos institucionalmente e também pelos equipamentos públicos sob responsabilidade do IDM, especialmente os que integram a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará - Rece, vinculados à Secretaria da Cultura do Ceará.

Publicações

Laboratório de Criação - Inovação e Tradição na cultura alimentar do Ceará

A publicação apresenta o desenvolvimento das quatro pesquisas da primeira edição do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
27/08/2022
Saiba mais

Formação em Saúde e Nutrição no contexto da assistência técnica e extensão rural

A publicação sistematiza a experiência de Formação em Saúde e Nutrição no contexto da Assistência Técnica e Extensão Rural.
27/08/2022
Saiba mais

Viver de Arte: reflexões sobre Arte, Cultura e Economia no Brasil Contemporâneo

Livro reúne 15 artigos de artistas e especialistas das cadeias produtivas da cultura de todo Brasil, resultado da primeira edição do webinário Jornada de Pensamento.
27/08/2022
Saiba mais

Cartilha de Formação em Acessibilidade Atitudinal

Essa cartilha é composta de alguns textos originados de formação e compartilhamento de ideias, fatos, experiências de diferentes pessoas com e sem deficiência que contribuíram com o evento “Nada sobre nós sem nós” de 2020, por meio da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
27/08/2022
Saiba mais

Plano de Cultura Infância - NArTE/CCBJ

Documento elaborado pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada - NArTE do Centro Cultural Bom Jardim - CCBJ, traçando conceitos e diretrizes para a atuação do Eixo Cultura Infância realizado pelo CCBJ.
27/08/2022
Saiba mais

Exposição Vaqueiros: caminhos para reflexão

Caderno de mediação que apresenta a exposição em síntese, como material didático voltado a professores e estudantes.
27/08/2022
Saiba mais

Vídeos

Conheça a Escola de Gastronomia Social

Vídeo comemorativo dos 2 anos de atividade da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará – Rece

Nós no Batente – 3a Temporada

Confira a playlist da 3a temporada do Nós no Batente, uma produção do Centro Cutural Porto Dragão.

Conheça o Complexo Ambiental Mirante do Caldas

Inaugurado em 2021, o Complexo localizado em Barbalha traz uma proposta de integração das experiências de formação e fruição cultural em meio ambiente.

Cartilha de Formação de Acessibilidade Atitudinal

Formato virtual da Cartilha publicada pelo Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ.

Aniversário de 24 do IDM

Mensagem da nossa Diretoria Executiva em alusão as comemorações dos 24 anos do IDM, um período ímpar na história da instituição.

155 anos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Vídeo de comemoração aos 155 anos da Bece