Início 5 O que fazemos

O que fazemos

Gestão de Experiências Culturais

Promover oportunidades de vivenciar a Cultura em seus mais diversos aspectos é o que nos move. Acreditamos que a Cultura, em seu conceito ampliado, é o melhor caminho para a construção de uma sociedade mais justa, diversificada, democrática e humana. 

Por isso, nos especializamos na gestão de experiências de formação e fruição cultural, em diversas formas: de shows musicais e espetáculos das mais diversas linguagens artísticas à formação esportiva em vôlei, futsal, natação, badminton e outras modalidades. Dos laboratórios de pesquisa e criação em gastronomia, dança, audiovisual e música às experiências de turismo e fruição ambiental nos teleféricos do Cariri. Das visitas guiadas em exposições e espaços públicos tombados às experiências formativas em patrimônio e memória. 

Em nosso trabalho, traçamos e percorremos diversos caminhos com o mesmo destino: o desenvolvimento sociocultural a partir da oferta de experiências de formação e fruição da Cultura em sua amplitude de significados, formas, cores e sabores.

Experiências de Formação

Somos formados pelo conjunto de nossas experiências de vida. Sob esse olhar, tudo que vivemos são experiências formativas. No IDM, chamamos Experiências de Formação Cultural as diversas possibilidades de reflexão, trocas, aprendizagem e produção de conhecimentos que fortaleçam a arte como espaço de liberdade, a sala de aula como lugar de experiência e criação, de compartilhamento e de afeto. E a educação como caminho para a liberdade e a oportunidade de traçarmos nosso próprio futuro. 

Somos referência em gestão pedagógica, primamos pela produção de conhecimento. As escolas criativas são, assim, espaços seguros para experimentações, criação, e ampliação de repertórios, abrindo novas perspectivas de atuação. Em 2021, foram ministradas mais de 20 mil horas aulas em 15 equipamentos, consolidando o IDM como importante instituição no desenvolvimento cultural do Ceará.

Experiências de Fruição

O contato com a Cultura e suas diversas expressões produzem efeitos diretos na forma de posicionar-se no mundo. As experiências de fruição tem um potencial transformador, sendo capazes de mobilizar pensamentos críticos, despertar novos interesses e permitir um maior reconhecimento da identidade cultural. 

No IDM, a fruição cultural acontece de muitas formas: na plateia de um espetáculo ou filme, numa competição esportiva, visitando exposições e bibliotecas. Do passeio por lugares que integram o patrimônio cultural e ambiental de nosso povo, até uma viagem pelo sistema solar. A fruição cultural é vivenciar a arte e o esporte. É experimentar os sabores da nossa cultura alimentar. É se integrar à natureza e conhecer nosso patrimônio.

Ampliar horizontes é o desafio que se impõe na execução dessas ações e que só pode ser alcançado com uma oferta cultural robusta, descentralizada, inclusiva e acessível e fortalece a cultura como pilar de desenvolvimento humano e de sustentabilidade. Trabalhamos para imprimir novas percepções em nossos públicos e expandir repertório em cada uma das linguagens culturais que ofertamos. No último ano, tivemos um público de cerca de 300 mil pessoas em mais de 6.600 ações culturais de fruição.

Descubra

Áreas de Atuação

Compreendemos e trabalhamos a Cultura de forma transversal. São muitos e diversos os fios que tecem a trama da cultura e formam o tecido social. Aqui no IDM desenvolvemos  experiências culturais possíveis em 5 áreas principais:

Artes

Uma área e múltiplas linguagens. A cultura em sua mais rica e simbólica expressão.

Gastronomia

Saberes e tradições que sustentam um povo. O alimento que nutre mais que o corpo.

Meio Ambiente

A cultura como elemento integrador entre a sociedade e a natureza. O ponto de encontro entre o social, o econômico e o ambiental.

Esporte

A cultura vivenciada de corpo e alma: técnica, treino, suor e superação. A construção de identidade no coletivo.

Patrimônio e
Memória

O fio da delicada tessitura que atualiza o passado, empresta significado ao presente e projeta o futuro.

Descubra

Gestão em Rede

Tecemos a rede na gestão de equipamentos e projetos através de parcerias. Conheça nosso portfólio de gestão e nosso modelo de trabalho em parceria.

Portfólio de Gestão

Ofertamos experiências de formação e fruição cultural nas áreas de artes, patrimônio e memória, esporte, gastronomia social e meio ambiente. Nosso portfólio é formado pela gestão de equipamentos, espaços e projetos com foco nessas experiências culturais.

Parcerias

Traduzimos as diretrizes das políticas públicas das secretarias parceiras na gestão de espaços e equipamentos públicos em atividades e experiências culturais que, em última instância, têm como objetivo ampliar repertórios simbólicos, tocar corações e transformar vidas.