Trilharte: esporte une jovens e profissionais do Sistema Socioeducativo

Uma nova forma de ser e conviver: projeto disponibilizou aos jovens esportes, arte, cultura, iniciação profissional, formações técnicas entre outras oportunidades

Quatro pessoas em um palco. Ao centro, de camisa estampada branca e laranja e calça jeans, Lenildo Gomes, diretor do IDM, fala ao microfone.
Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM: “O POC, por meio do Trilharte, oportuniza fruição e formação em arte, cultura, criação e esportes para os jovens socioeducandos, familiares e profissionais do Sistema Socioeducativo.

O esporte como forma de integrar e construir pontes entre os mais diferentes públicos. Com essa proposta, o Instituto Dragão do Mar realizou a culminância das atividades esportivas do Projeto Trilharte, na manhã desta terça-feira, 20, no Centro de Formação Olímpica (CFO). O evento contou com cerca de 200 pessoas, entre jovens com medida socioeducativa extinta, 24 jovens em cumprimento de medida socioeducativa, familiares e profissionais do Sistema, 

Os jogos amistosos, de Vôlei, Basquete e Freestyle, foram disputados entre cerca de 150 pessoas, jovens e profissionais do Sistema Socioeducativo, uma forma de aproximá-los e reforçar vínculos saudáveis entre eles. O evento contou ainda com a presença do diretor de Articulação Institucional do IDM, Lenildo Gomes, e do superintendente adjunto da Seas-CE, Jean Marçal Lima Cunha. 

Ao todo, o Projeto ofereceu, em 2022, 11 oficinas esportivas, em cinco Centros Socioeducativos (CSs), nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Capoeira, alcançando 66 jovens do Sistema Socioeducativo. 

“A transversalidade da Cultura foi o guia do trabalho, neste processo de abrirmos espaços para jovens, suas famílias e profissionais do Sistema Socioeducativo se aproximarem dos equipamentos públicos como uma forma também de efetivação do direito à cultura,  que é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atuação de todas as pessoas envolvidas no Trilharte oportuniza múltiplas formas de expressão e criação, além do benefício das práticas esportivas. Essa parceria necessária com o poder público permitiu contribuir para fortalecer políticas que vão alterar positivamente as trajetórias das pessoas.”, ressalta Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM.

Em uma quadra azul, nove homens jogam basquete vestidos com uniformes  em azul e verde. Mais três homens, vestidos de verde e preto, acompanham de dentro da quadra o jogo.
Os jogos favoreceram a interação saudável entre jovens e profissional do Sistema Socioeducativo. Foto: Ascom/CFO

O Trilharte, que alcançou um público de 1.700 pessoas em 2022, é parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas-CE). Este projeto, especificamente, tinha por objetivo dar aos jovens socioeducandos a possibilidade de, por meio de acesso à cultura, arte, esporte e profissionalização, enxergar a si e ao entorno a partir de outras opções, diferentes das que os levaram ao cumprimento das medidas. Assim, ao longo de 2022, sete metas que envolveram jovens, profissionais e familiares do Sistema Socioeducativo: Visitas guiadas, Apresentações artísticas nos Centros Socioeducativos, Iniciação profissional, Atividades esportivas, Desenquadrar (formação em audiovisual), Produção de oito Conteúdos audiovisuais e Oficinas e Intervenções em Arte Urbana.

Clique aqui e veja nosso relatório em formato e-book.

Entenda o Trilharte e seu contexto

O POC foi desenvolvido pela Seas-CE para garantir o acompanhamento multiprofissional, oferta de oportunidades e promoção de direitos aos jovens socioeducandos e seus familiares. Para dar conta desse objetivo em parceria com a Sociedade Civil, a Superintendência selecionou, por meio do Edital 009/2021, três instituições: Instituto Dragão do Mar (IDM), Instituto Juventude Inovação (IJI) e Luta pela Paz. Respectivamente, estas Organizações Sociais ficaram responsáveis pelo Trilharte, Embaixadores da Paz e Novas Trilhas.