Trilharte: um projeto para transformar a capacidade de sonhar em realizações

Por meio de uma parceria entre a Seas e o IDM, os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas têm acesso desde 2022 a arte, esportes e outras formas de cultura em atividades que vão desde o lazer até cursos de iniciação profissional. A iniciativa tem bons resultados que serão apresentados nesta quarta-feira, 28

uma orquestra se apresenta em um grande e luxuoso palco. Jovens que estão de costas na foto assistem na plateia.
O Trilharte é uma rede de apoio que permite aos jovens e familiares do Sistema Socieducativo acessar a inclusão social, por meio de experiências culturais e esportivas

Envolver os jovens em cumprimento de medida socioeducativa, seus familiares e profissionais que os acompanham em uma rede de apoio que lhes permita por meio de experiências culturais e esportivas acessar a inclusão social. Essa é a proposta do Trilharte, projeto que disponibiliza diversas opções na área de artes, cultura e esportes, para contribuir na reconstrução de laços afetivos relevantes para jovens internos do Centros Socioeducativos com a cidade, com as famílias, com suas comunidades e a própria trajetória de vida. A iniciativa realiza a II Mostra Trilharte, nesta quarta-feira (28.02), às 14h, no Theatro José de Alencar, com Certificação de adolescentes e jovens, apresentações artísticas ligadas a esse universo, exposição de trabalhos realizados no projeto e relatos das experiências formativas. 

“O Trilharte oportuniza ao IDM expandir seu campo de atuação quando ele vai ao encontro dos jovens, familiares e profissionais nos Centros Socioeducativos: isso fortalece muito a ideia do direito de acesso à cultura como acesso à cidadania como um todo e a transformação efetiva da vida dessas pessoas com as quais o Trilharte tem atuado em um salto e um avanço bem significativos em cultura, cidadania, inclusão e direitos humanos de uma maneira em geral.”, afirma Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural, à qual o Trilharte está diretamente relacionado. 

Dois jovens de amarelo, com bonés da mesma cor, estão em pé em um palco. Um de vermelho está deitado. O outro, de verde, está sentado. Não é possível ver seus rostos.
Segundo Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural do IDM, o Trilharte vai ao encontro dos jovens, familiares e profissionais nos Centros Socioeducativos: isso fortalece muito a ideia do direito de acesso à cultura como acesso à cidadania como um todo e a transformação efetiva da vida dessas pessoas

Resultado da parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM) com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), o Projeto Trilharte é parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) da instituição. Desde 2022, essa relação interinstitucional tem agido para facilitar a socioeducação e a construir uma cultura de paz com os jovens dentro e fora do Sistema. 

“Esse encontro entre a proposta de Cidadania Cultural do IDM e as políticas Socioeducativas da Seas é também um encontro de propósitos, afetos, crenças,  profissionalismo e resultados. Hoje, olhando para essa parceria que já dura quase dois anos, compreendo que é mais uma forma de dar essa devolutiva social ao povo do Ceará, aos jovens do Ceará em cumprimento de medidas. E entendo também que o Sistema Socioeducativo no Ceará já estava pronto, preparado para ampliar a atuação, para trabalhar com um sentido de expressão, de liberdade  e de arte. A gente deseja que essa parceria tenha vida longa,  cada vez mais se expandindo para a prevenção porque o que a gente traz para esses jovens é o crer na liberdade e no futuro, por meio da potência da arte, do esporte e da sensibilidade”, ressalta Rachel Gadelha, diretora presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Em dois anos, a proposta já realizou 114 visitas guiadas a espaços públicos, 14 oficinas esportivas (32h), nove cursos (80h/cada), 96 vivências e apresentações artísticas nas unidades socioeducativas, duas oficinas de arte urbana nos Centros Socioeducativos e um curso de Produção Audiovisual para jovens em pós-cumprimento de medida (300h)

As “Visitas guiadas” encantam jovens, familiares e profissionais do socioeducativo com a descoberta da possibilidade de acessar espaços públicos que são gratuitos e estão sempre disponíveis, mas dos quais eles se sentiam excluídos e/ ou distantes do público habitual. Com a ida monitorada, os participantes descobrem-se também sujeitos destes equipamentos e mais próximos entre si. Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Theatro José de Alencar, Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece, Centro de Formação Olímpica do Ceará – CFO e Cineteatro São Luiz fazem parte do roteiro.

Para dona Silvia Helena, mãe de jovem em cumprimento de medida, o deslumbramento com o CFO é um alento que alivia a dor de ter o filho longe de si: “Quando eu teria a chance de conhecer este espaço? De subir em um ringue e pisar neste super ginásio, com a estrutura incrível que é o CFO?”

As “Vivências e apresentações artísticas” ocorrem durante a atividade “Abraço em família”, que os Centros Socioeducativos realizam. Nestes momentos, os jovens se apresentam e assistem apresentações artísticas com suas famílias, quando a arte os une e é importante fator catalisador de reestruturação de laços afetivos e construção de auto-estima. Neste intercâmbio cultural, entram as modalidades artísticas slam (construção individual ou em grupo e competição de poesias autorais), samba batuque, discotecagem, palhaçaria e reggae. 

Um dos resultados pode ser percebido na composição de um jovem de 17 anos, em medida socioeducativa na unidade José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte/CE: “Deus conversou comigo e disse que tá com desorgulho de ver mais um filho seu que entrou pro louco mundo. De moletom na esquina eu tô na atividade, sei que sou menor, mas apesar da pouca idade, minha disposição sei que nunca vai faltar pra fazer quem eu amo sorrir…”. 

Já o objetivo dos cursos de 80 horas é a iniciação profissional dos jovens em arte e cultura: gastronomia, design gráfico, arte urbana, artes cênicas e técnicas da imagem são formas de expressão e, ao mesmo tempo, capacitação, novas perspectivas de vida. Com as Oficinas Esportivas, eles ganham outra percepção do próprio corpo, com foco na saúde e no cuidado integral de si. Futsal, basquete, vôlei de areia, capoeira e futmesa são as opções oferecidas. 

Desde 2022, no total, o Trilharte atendeu 3.669 pessoas com 216 ações realizadas, com um viés de humanizar relações humanas e urbanas. 

vários jovens do sexo masculino tocam instrumentos de percussão, estão de camisa branca e somente suas mãoes e tórax aparecem na foto.
A II Mostra Trilharte vai contar com Certificação de adolescentes e jovens, apresentações artísticas ligadas a esse universo, exposição de trabalhos realizados no projeto e relatos das experiências formativas

“Ao participar do projeto, jovens e seus familiares trilham um novo caminho, com oportunidades de cursos, emprego, sensibilização e profissionalização. É emocionante ver a mudança de perspectiva em seus olhos ao longo das ‘Visitas guiadas’, por exemplo. Eles chegam sem muita esperança, mas logo descobrem um universo de oportunidades: cursos, encaminhamentos, enfim, a chance de construir um futuro melhor.”, afirma Kelly Abreu, educadora social do Projeto. Ela ressalta que um diferencial do Trilharte é que as famílias também são acolhidas e incentivadas a participar. Há muitas mães que se emocionam ao conhecer os cursos profissionalizantes e sonham em se qualificar para construir uma nova vida para si e para seus filhos.

“Em uma das visitas à Escola de Artes e Ofícios, uma mãe se emocionou profundamente ao entrar na sala de corte e costura. Ela nunca teve acesso a uma estrutura como aquela e, ao ver as máquinas e os materiais, seus olhos se iluminaram. Ela perguntou se poderia participar do curso e, para nós, foi gratificante ver a esperança nascer em seu olhar.”, conta ela. 

SERVIÇO

II Mostra Trilharte

Data e horário: Quarta-feira (28.02), às 14h

Local: Theatro José de Alencar

Atividades: exposição de camisetas com design produzido pelos jovens, apresentação de palhaçaria com o Coletivo Academia do Riso, exposição das camisetas produzidas no curso de design, apresentação dos alunos da vivência de samba,  exposição das poesias  produzidas pelos alunos da vivência de slam, degustação de docinhos produzidos pelo alunos do curso de gastronomia, certificação, entre outros.

Rua Liberato Barroso, 525, Centro