Temporada de Arte Cearense 2023/24: Conheça os espaços selecionados

Imagem do Ponto de Memória Terreiros e Quintais de Afetos, espaço apoiado pela TAC 2023/24: Redes de Criação. Fotografia: Dan Seixas

A quinta edição da Temporada de Arte Cearense (TAC): Redes de Criação selecionou 36 espaços culturais independentes. Juntos, eles formam as “Redes de Criação”, espaços de intercâmbios, aprendizados e colaborações entre os espaços selecionados, no âmbito da formação, fruição e difusão. 

A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Diretoria de Ação Cultural.

Conheça cada espaço selecionado:


4 Portas na Mesa (Sobral/CE)

A 4 Portas na Mesa – Casa de Produção Cultural é um espaço dedicado à arte, trabalhando com teatro, dança, música, literatura e artes plásticas e se mantém, desde o seu início, como um espaço independente na cidade de Sobral. A programação do projeto Portas Abertas, prevê atividades de formação e fruição nas áreas de música, dança, teatro, literatura e artes visuais.

Endereço: R. Dr. João Carlos, nº 79 – Centro – Sobral (CE)

Rede Social: @4portas 

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/1033   


ADC – Associação Dança Cariri (Juazeiro do Norte/CE)

A ADC – Associação Dança Cariri vem fomentando e difundindo a pesquisa e produção das artes cênicas, sobretudo da dança desde o seu surgimento em 2008. Foram inúmeras ações e conquistas que favoreceram o amadurecimento artístico, transformando dia a dia a realidade das artes cênicas caririenses. O projeto Ocupações e Resistências Das Danças Cariri propõe apresentações artísticas, oficinas e palestras. Todos os artistas, professores, pesquisadores e mestres da cultura popular que compõem a programação são da região do Cariri ou residem nesse território.

Endereço: R. São Francisco, 836 – São Miguel – Juazeiro do Norte (CE)

Rede Social: @adcdancacariri 

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/6085 


Apê Cultural (Maracanaú/CE)

O Apê Cultural é um espaço cultural independente de promoção, difusão e formação em artes cênicas na cidade de Maracanaú/CE. Atualmente, o espaço é gerido pelo Coletivo Paralelo e pelo Grupo Desequilibradoz, que juntos possuem mais de 15 anos de experiência na linguagem teatral e no circo, representando bem o aspecto empreendedor do município, ao figurar como um dos primeiros espaços independentes na Cultura da cidade. O projeto Arruaça será composto por artistas provenientes de chamada pública simples para compor apresentações artísticas, além disso o projeto deve contar com oficinas formativas da Academia do Riso.

Endereço: Av. III, 576 C – Jereissati I – Maracanaú (CE)

Rede Social: @apecultural

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/1917 


Associação Cultural Pai Luiz de Aruanda – ACPLA (Fortaleza/CE)

A Associação Cultural Pai Luiz de Aruanda – ACPLA, é uma entidade que implementa ações junto às Comunidades Tradicionais das Religiões de Matriz Afro-Nativa-Brasileira, bem como o público em geral em áreas de vulnerabilidade social. O projeto Malandrart tem como objetivo comunicar através de saberes afro indígenas através de ações formativas, agregando o território periférico como fonte de movimento com a finalidade de formar novos profissionais e despertar memórias entre os participantes, compartilhando nas rodas conhecimentos que são ancestrais e importantes para o contexto histórico da favela onde já acontecem ações sociais e manifestações culturais. A programação será composta por Encontros formativos (oficinas e pesquisa) e Encontro de difusão com uma Mostra Comunitária de Talentos Afro Indígenas Cearenses.

Endereço: Av. 20 de Janeiro, 2180 – Barra do Ceará – Fortaleza (CE)

Rede Social: @acplaruanda

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/9430/  


Associação de Moradores do Pici (Fortaleza/CE)

A Associação dos Moradores do Planalto Pici, localizada na periferia da capital cearense, propõe em seu projeto Estúdio Entre Olhos uma programação que inclui exibições de filmes com diversas temáticas para os jovens atendidos pela Associação, seguidos de debate com os realizadores e cineclubistas, oficinas formativas, apresentações culturais por meio de espetáculos circenses, musicais e saraus, além de uma exposição fotográfica, fruto de uma oficina de fotografia. 

Endereço: R. Dois de Maio, 456 – Pici – Fortaleza (CE)

Rede Social: @entre.olhos

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6492  


Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM (Juazeiro Do Norte/CE)

A Associação Dos Voluntários Para O Bem Comum – AVBEM é uma associação sem fins lucrativos que já atua no Cariri Cearense a mais de dez anos, atuando na educação, meio ambiente, cultura, capacitação e qualificação, além de fomentar o trabalho voluntário. Reisado, Tradição, Circo e Palhaçaria: As Encantarias da Vida pelas ruas do Horto é uma proposta composta de: Encontro do Reisado de Mestre Bosco, Oficina de Dança e/ou Jogo de Espada com Maria Guerreira ou Raimundo Cachoeira, Vivências Cênicas e Circenses (com Alice Maravilha, Gustav Cabriolar – residentes da AVBEM – ou Palhaço Currulepe, artista local e Oficina Estudando o Brinquedo: confecção da figura apresentada pelo mestre. A programação será contínua, portanto, todos os meses terão a mesma agenda. Os dias e horários podem ser alterados de acordo com a possibilidade dos participantes e oficineiros.

Endereço: Rua Luiz Ivan Bezerra Filho, 76 – Horto – Juazeiro do Norte (CE)

Rede Social: @avbem

Mapa Cultural: 


– Biblioteca Comunitária Okupação (Fortaleza/CE)

A Okupação surge em outubro de 2016 como uma movimentação, idealizada pelos artistas Baticum Proletário e Luan Matias, se caracterizando como uma movimentação artística, cultural, social e política no bairro Antônio Bezerra. Mas somente em 2017 foi criada a Biblioteca Comunitária Okupação e onde o Sarau Okupação começa a ser relizado. O projeto “Okupação – Toda Periferia é um Centro!” propõe uma programação cultural com saraus de periferia, formação e criação de atividades culturais. As atividades incluem: o “Sarau Okupação”, realizado com a participação de artistas periféricos convidados e microfone aberto; “Sarau de Vida”, realizado em espaços independentes parceiros do território periférico; “Laboratório de Criação Batuque de Favela” com vivências de Batuque I e II, Jogos Teatrais, Técnica Vocal e Criação Artística, além do “Projeto Periferia Vive” que visa atender crianças da Comunidade ‘Unidos Venceremos’ com atividades culturais e Artísticas, bem como vivências de Arte Educação e Artes Plásticas.

Endereço: Rua Padre José Arteiro, 769 – Antônio Bezerra, Fortaleza/CE

Rede Social: @okupacao

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/2282 


BrutaFlor – Arte e Invenção (Fortaleza/CE)

O projeto Ocupa Brt Flr – 6ª Edição, da BrutaFlor Arte e Invenção, propõe uma convocação de ocupação de seu espaço e pretende realizar uma ocupação gratuita com 8 ações de artistas ou grupos; garantir continuidade de ações voltadas para a produção, criação e fomento das artes em geral, realizadas pelo coletivo BrutaFlor, além de fomentar o colaborativismo de artistas e produtoras do Estado. A convocatória é direcionada prioritariamente a mulheres e ao público LGBTQIAP+, com atenção à reserva de vagas de negros(as), periféricos(as) e pessoas com deficiência. Ao final, será realizada a 6ª edição da Ocupa BrtFlr.

Endereço: Av da Universidade, 2355 – Benfica – Fortaleza (CE)

Rede Social: @brtflor

Mapa Cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6664/ 


Casa Absurda (Fortaleza/CE)

A Casa Absurda promove uma série de atividades voltadas ao fomento, a difusão e a formação nas artes cênicas, artes visuais e música e traz diversos espaços para dias felizes. O espaço também é sede do Grupo Pavilhão da Magnólia, um hoje um dos principais grupos de teatro do estado do Ceará, com um trabalho continuado e que articula pesquisas e pluralidade em seus espetáculos, compondo um repertório variado, com mais de 18 anos de trajetória, mais de 1.200 apresentações em 75 cidades pelo país. O projeto Absurdas Presente! Manutenção da Casa Absurda prevê ações como: exposições, oficinas e salas de ensaio, lançamento de livro e mostras de espetáculos.  

Endereço: Rua Isac Meyer 108 – Aldeota – Fortaleza (CE)

Rede Social: @casaabsurda


Casa de Arte CriAr (Varjota/CE)

A Casa de Arte Criar é um espaço sociocultural independente mantido e coordenado pela Cia Criando Arte no município de Varjota/CE desde 2016. Com objetivo de um espaço de debates e experimentações artísticas no interior do Ceará, a Casa, sedia ações da CIA Teatral Criando Arte e outros grupos e artistas da cidade e região circunvizinha, oferecendo formações em diversas áreas, sendo sede da única biblioteca comunitária do município, a Biblioteca Francisca Nogueira de Andrade. O Projeto CriAr de Portas Abertas propõe atividades de fruição e formação com oficinas e apresentações de dança e teatro, com participação de grupos de teatro convidados.

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 574 , Centro – Varjota (CE)

Rede Social: @casadeartecriar

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/532   


Casa de Teatro Dona Zefinha (Itapipoca/CE)

A Casa de Teatro Dona Zefinha está situada na cidade de Itapipoca/CE. O espaço foi montado para abrigar o acervo das produções musicais e cênicas do grupo Dona Zefinha. Desde abril de 2011 o espaço vem atuando também como centro cultural, proporcionando atividades de formação estética, intercâmbios multidisciplinares e fomentando a difusão de espetáculos de teatro, circo e música nos bairros e distritos do município. O projeto “A Casa É Nossa” propõe atividades quinzenais que envolvem visitas guiadas no espaço da Casa de Teatro, além de apresentações de teatro, show musical e dança de rua.

Endereço: Rua Francisco dos Santos Braga 321, São Sebastião – Itapipoca (CE)

Rede Social: @donazefinha

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/912   


Casa Ninho (Crato/CE)

A Casa Ninho abriu as portas da sua sede em 2011, mas somente em  2019 foi certificada como Ponto de Cultura. Desde então, a Casa tem abrigado cotidianamente espetáculos,

ensaios, reuniões e mostras de artes. Há doze anos promovendo ações artísticas e culturais, a Casa é o único espaço cênico (não público) da cidade do Crato com estrutura

luminotécnica. O projeto “Casa Ninho: A casa é sua!” propõe a realização de encontros de formação e fruição, com apresentação de espetáculos teatrais e oficinas voltadas para o público infantil e para adultos na área técnica do teatro.

Endereço: Rua Ratisbona, n°. 266, Centro – Crato (CE)

Rede Social: @casaninho_

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/1677  


Casa Ucá (Crato/CE)

A Casa Ucá é um coletivo formado em 2020 por produtores culturais na região do Cariri. As ações do coletivo tiveram início a partir das formações e atividades de fruição. O projeto “Vem pra Ucá” propõe realizar uma programação valorizando a cena cultural caririense com oficinas, shows musicais, espetáculos teatrais, além da Queermesse e uma Noite de Coco.

Endereço: Av. Teodorico Teles, 577 – São Miguel – Crato/CE

Rede Social: @casa.ucá

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/5620 


Casulo Casa Cultural (Sobral/CE)

O espaço Casulo Casa Cultural surge em outubro de 2023 e tem o objetivo de garantir a continuidade e a ampla capilarização da efervescência multicultural local sobralense. O projeto Casulo Aberto – Temporada De Arte E Cultura, se desenha enquanto rede de articulação entre agentes culturais da cidade, espaço para fomentar ideias, realizar sonhos e possibilitar o acesso a bens culturais no município. Sua estrutura acontece a partir de 03 (três) eixos, que se propõem correlatos, ou seja, um eixo alimentará o outro, são eles Casulo em Formação, Casulo em Diálogo e Casulo em Partilha. É importante salientar, que os eixos serão articulados a partir da rede de agentes culturais da própria cidade, deste modo, este projeto tem como um dos objetivos fomentar a economia criativa local, instigando a participação permanente de diversas pessoas artistas, de grupos e de coletivos locais.

Endereço: Rua Randal Pompeu, 124, Centro – Sobral (CE)

Rede Social: @casulocasacultural

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6538  


Centro Cultural Maloca dos Brilhante (Pacajus/CE)

O Centro Cultural Maloca dos Brilhante é um espaço de resgate e preservação da memória de Pacajus (CE) de aprendizagem e desenvolvimento coletivo para todas as idades. O espaço atua nas áreas de cultura, inclusão social e bem-estar, além de engajamento comunitário, empreendedorismo e educação. O projeto #Vempramaloca – Centro Cultural Maloca dos Brilhante – #Paratodes propõe vivências com  mestres da cultura, encontros formativos, além de apresentações culturais.

* Por motivos de força maior o espaço não deu continuidade ao projeto junto à Temporada de Arte Cearense 2023/24.

Endereço: Av. Lúcio José de Menezes. 1107 – Croata 1 – Pacajus (CE)

Rede Social: @malocadosbrilhante

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/844  


Centro de Treinamento – Espaço de Capoeira Arte Liberdade (Quixadá/CE)

O projeto Vivenciando a Capoeira, do Centro de Treinamento – Espaço de Capoeira Arte Liberdade propõe uma programação composta por apresentações culturais, maculelê, puxada de rede, samba de roda e roda de capoeira; lançamento da coletânea de livros: Além da Ginga; atividades lúdicas de capoeira com crianças de até 12 anos, movimentação e ginga, roda de capoeira e roda de conversa; Vivência com mestres da Cultura do Estado do Ceará e mestres (as) de capoeira, para que se conheçam sua trajetória e trabalhos realizados, aula de capoeira, dentre outras atividades. As atividades são voltadas para adolescentes e adultos, pessoas de 13 a 32 anos, moradores de periféricas e de baixa renda.

Endereço: Rua Doutor Batista de Queiroz, 43 , Alto Boa Vista – Quixadá/CE

Rede Social: @espacodecapoeira

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/3835 


Cine Percepções (Sobral/CE)

O Cine Percepções têm se organizado desde 2018 com objetivo de criar um espaço de encontros entre apreciadores da sétima arte ao promover exibições, debates e produções audiovisuais, sendo um espaço para interações e mostras de trabalhos. O projeto, de mesmo nome, propõe atividades que passam pelo lançamento de podcast, atividade de formação em diversos setores do audiovisual e sessões cineclubistas.

Endereço: Rua Randal Pompeu, 124, Centro, Sobral (CE)

Rede Social: @cinepercepcoes

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6774 


EPA – Espaço Popular de Artes (Fortaleza/CE)

O Espaço Popular das Artes é um espaço dedicado às artes cênicas no bairro Dias Macedo, em Fortaleza. O projeto EPA na Comunidade propõe atividades de contação de histórias voltadas para escolas públicas e atividades abertas ao público em geral, realizadas sempre na primeira terça-feira do mês e no último domingo de cada mês.

Endereço: Rua Maria Saraiva, 41, Dias Macedo – Fortaleza/CE

Rede Social: @epaespacopopulardeartes

Link Do Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/5643 


Galpão da Cena (Itapipoca/CE)

O Galpão da Cena apresenta o projeto “Mostra 30 Anos Balé Baião”. A Cia Balé Baião de Itapipoca/CE completa 30 anos de atuação na dança, desenvolvendo um trabalho pioneiro de investigação, pesquisa, produção e difusão de danças cênicas contemporâneas atravessadas por estéticas e narrativas negras, ameríndias, periféricas e populares. A programação propõe a realização de oficina de estudos dramatúrgicos dos espetáculos que fazem o repertório histórico de 30 anos da Cia Balé Baião e Mostra Aberta com exposição fotográfica, mostra de vídeo documentário e videodança, apresentações de espetáculos de Itapipoca e região do Vale do Curu/Litoral Oeste..

Endereço: Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331, Coqueiro – Itapipoca/CE

Rede Social: @galpaodacenaitapipoca

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/475 


Galpão da Vila (Fortaleza/CE)

O Galpão da Vila é um espaço cultural que surgiu em Fortaleza no ano de 2015 da união de grupos e artistas com a intenção de fomentar os seus trabalhos e colaborar com o processo coletivo na cidade. Localizado no Benfica, o espaço agrega grupos que passeiam por diversas linguagens como teatro, circo e dança. O projeto ITABALL – Programa de Fest’balls, irá realizar cinco festivais em Fortaleza, com uma programação formativa e de fruição artística, promovendo cinco mesas, uma exibição de documentário e cinco Balls no Galpão da Vila, com o protagonismo de pessoas trans, pretas e moradoras de periferia, da Comunidade Ballroom CE. O Programa propõe uma dramaturgia sobre a Cultura Ballroom, reconhecendo o passado e projetando um futuro, através de temáticas que se conectam, desde a primeira aula até a última categoria disputada na última Ball, com temas e referências que se fortalecem, e deve ser uma oportunidade de vivência aberta para todes.

Endereço: Vila Demétrio, 115, Benfica – Fortaleza/CE

Rede Social: @ita.ball

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/1460 


Instituto Fátima Freires (Fortaleza/CE)

O Instituto Fátima Freires desenvolve atividades sócio-culturais desde 1986 e tem como objetivos: desenvolver atividades que possibilitem o bem estar da comunidade, através do empreendimento nas áreas de saúde, educação, habitação, esporte, lazer e cultural, com os fins de preparar os moradores da comunidade e de todo estado. O projeto “Culturas Calendarizadas: Pastoril, Quadrilhas Juninas e Eventos Inclusivos, Funcionando Como Mecanismo de Desenvolvimento das Capacidades Individuais” prevê ações voltadas para a difusão de quadrilha e pastoril formadas no espaço, por meio de reproduções audiovisuais em seu canal do youtube.

Endereço: Rua Frei Henrique, 37, Messejana – Fortaleza/CE

Rede Social: @inst.fatimafreiresiff

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6797 


Marlyn Circo (Fortaleza/CE)

O Marlyn é um circo constituído pelos integrantes da família Rocha e por diversos outros integrantes que acompanham o circo. Comandado por Lino Rocha.  O projeto “Marlyn Circo: Lona Aberta” propõe uma  programação com os principais números realizados sob a lona, como: “Tecido Fazoli” e “Rola Rola”, com Walisson Rocha; “Trapézio” e “Giro da Morte” com Elison Fernandes; “Mulher mágica sim!”, com Carol Silvestre, o “Palhacinho do Marlyn Circo”, com Pedro Henrique; a “Lira Espacial”, com Thalya Belly; dentre outros.

Endereço: Rua Eta Gavião (em frente a Igreja São José), Ancuri – Fortaleza/CE

Rede Social: @marlyncirco 

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/2268 


Museu Brinquedim (Pindoretama/CE)

O Museu Brinquedim é um espaço destinado à exposição de mais de 500 peças de autoria do artista plástico Dim Brinquedim, é distribuído em sete núcleos internos e um conjunto externo. A programação do Museu visa atender a visitação de alunos de escolas públicas com contação de histórias sobre as peças, seus mecanismos, técnicas, materiais e fontes de inspiração.

Endereço: Estrada da Coluna, Capim de Roça, Alto Alegre – Pindoretama/CE

Rede Social: @museubrinquedim 

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/1800 


Sede do Nóis de Teatro (Fortaleza/CE)

A Sede do Nóis de Teatro é um espaço com mais de 20 anos de atuação na periferia de Fortaleza. Por meio do projeto Alvoroço, o espaço vai realizar uma convocatória e seleção de cinco “Alvoroços”. Os Alvoroços terão temáticas pensadas de acordo com a sua performatividade e relação com a Sede do Espaço, com o público-alvo e com os e as artistas participantes. Passando por temas como: quilombismo, mulheres, LGBTQIA+, o movimento Ballroom e afrofuturismo com artistas pretos e pretas das periferias de Fortaleza.

Endereço: Rua José Torres, 1211, Granja Portugal – Fortaleza/CE

Rede Social: @noisdeteatro


Palácio de Maria Luziaria da Conceição (Fortaleza/CE)

O Palácio Mestra Maria Luziaria da Conceição é um terreiro que existe desde 2001 no Grande Bom Jardim. A Casa de Umbanda tem como objetivo ajudar a comunidade por meio de curas espirituais, caridades e atendimento comunitário. O projeto Bordando Afetos no Quintal irá apresentar uma programação que mistura apresentações teatrais, espetáculos musicais, atividades lúdicas, sarau, vivências artísticas e apresentação de côco. As atividades acontecerão na Associação Espírita de Umbanda São Miguel, localizada no Grande Bom Jardim.

Endereço: Rua Maria Marques,350, Granja Lisboa – Fortaleza/CE

Rede Social: @casademarialuziaria

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/5993 


POC – Criação, Produção e Comunicação (Fortaleza/CE)

A POC – Criação, Produção e Comunicação é uma produtora cultural colaborativa cuja intenção se pauta na construção de uma rede de ações e profissionais LGBTQIA+ e do direcionamento das ações culturais. A proposta do projeto Microceneidades: Pequenos Processos Em (Des)Integração é a construção de uma programação a partir de propostas de até 15 minutos selecionadas via convocatória simplificada, compondo a programação de 05 meses, 02 dias por mês, do espaço, em um total de até 50 apresentações.

Endereço: Avenida da Universidade, 2355, Benfica – Fortaleza/CE

Rede Social: @casadaspocprodutora

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6738 


Ponto Cultural Cia. Bate Palmas (Fortaleza/CE)

O Ponto de Cultura Cia. Bate Palmas está localizado no Conjunto Palmeiras, bairro periférico da capital cearense. Sua programação é voltada para a cultura popular e tradicional, incluindo atividades formativas de: artesanato para criação de Mandalas; percussão para mulheres e jovens; Cordel; oficina de fabricação de Boi em garrafa pet, dentre outras atividades.

Endereço: Rua Valparaíso, 673, Conjunto Palmeiras – Fortaleza/CE

Rede Social: @casadeartebatepalmas

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/4743 


Ponto de Cultura LGBTQIA+ Arte de Amar (Fortaleza/CE)

O Ponto de Cultura LGBTQIA+ Arte de Amar trabalha com um público muito diversificado e desde sua fundação vem realizando atividades diversas para a população periférica e demonstrando interesse pela condição de desamparo social da comunidade de Lés., Trans e Bi., na maioria das vezes renegadas pela família, discriminadas no atendimento ao serviço básico social. A programação propõe a execução do: o 2º Festival de Arte Trans, do 11º Edição do projeto Mulheres Coloridas e produção do Dia Internacional de Combate a Homofobia e do Dia das Namoradas e Orgulho LGBTQIA+.

Endereço: Rua George Sósa, 97, Curió – Fortaleza/CE

Rede Social: @pontaodeculturalgbtqia

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/1303 


Ponto de Cultura Recanto dos Encantados (Itapipoca/CE)

O Ponto de Cultura Recanto dos Encantados é um espaço cultural coletivo do povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca/CE, gerido pelas duas lideranças indígenas Adriana e Erbene Tremembé. No projeto Cultura e Resistência Tremembé no Ponto De Cultura Recanto dos Encantados serão realizadas noites culturais, que acontecem no terceiro sábado de cada mês. O objetivo é a difusão dos rituais sagrados do povo Tremembé, unindo música, dança, sonoridades e outros elementos culturais e da espiritualidade do povo. Além disso, contará com a participação de grupos e artistas parceiros do município de Itapipoca.

Endereço: Av. Paulo Praciano – Sítio São José – Itapipoca/CE

Rede Social: @tremembe_da_barra_


Sede do Grupo Garajal (Maracanaú/CE)

O Grupo Garajal completa 20 anos de atividades em Maracanaú, desenvolvendo criações com Teatro, Cultura Popular, Circo, artes visuais e audiovisual. Atualmente é um Ponto de Cultura e um espaço referência no campo da difusão, fomento artístico e na formação de novos artistas e público. Sua programação propõe atividades e espetáculos nas linguagens de teatro, circo e produção cultural. 

Endereço: Rua 18, 119, Jereissati I – Maracanaú/CE

Rede Social: @grupogaraja

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/2582 


Ponto de Memória Terreiros e Quintais de Afetos (Guaraciaba do Norte/CE)

O Coletivo Terreiro e Quintal de Afetos foi fundado em 2020 na cidade de Reriutaba/CE e traz consigo uma proposta de tornar a arte e a cultura acessível em locais e comunidades na qual as políticas públicas culturais não chegam. O projeto propõe a criação de um “Ateliê de Criações Comunitárias” na comunidade rural de Bananeira, Guaraciaba do Norte/CE. O ateliê busca fomentar a expressão artística no território por meio de 4 (quatro) “Ciclos de Criação”, direcionados para o desenvolvimento de processos criativos comunitários. Todo o material culminará em 1 (uma) “Exposição Coletiva”, ficando disponível na comunidade de forma física e permanente para visitação gratuitas, gerenciadas pelos próprios moradores/participantes do projeto.

Endereço: Sítio Bananeira, Casa, Zona Rural – Guaraciaba do Norte/CE

Rede Social: @terreirosequintaisdeafeto 

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6535 


Salão das Ilusões (Fortaleza/CE)

O Salão das Ilusões é um ateliê criativo e espaço cultural em funcionamento no quadrante de edificações no centro histórico de Fortaleza. O projeto “Vestíveis nas Artes. Corpas e Peles Investidas na Subversão de Linguagens”, propõe um circuito de ações que estimula a troca entre as artistas convidadas, a equipe do Salão e o público, por meio de atividades gratuitas que incluem visitas programadas aos ateliês, vivências com aberturas de processos e a realização de eventos com apresentações e exibição dos projetos convidados.

Endereço: Rua Coronel Ferraz, 80, Centro – Fortaleza/CE

Rede Social: @salaodasilusoes

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/880 


SEUCI – Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio (Fortaleza/CE)

SEUCI é uma casa de desenvolvimento espiritual e cultural, com 23 anos de atividades, de caráter formativo, educacional e memorial com ações sociais coletivas diversas. O projeto Povo de Pemba – Resgatar a memória da Umbanda no Ceará para reescrever a nossa história propõe oferecer ao público oficinas teóricas e práticas, rodas de conversas, palestras, publicação e lançamento de livros, além de uma pesquisa de censo com o intuito de resgatar a memória da umbanda do Bom Jardim e da cidade de Fortaleza.

Endereço: Rua Andrea Soares, 1113, Siqueira – Fortaleza/CE

Rede Social: @seuci.umbanda

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/4666 


Seven Brothers Circus (Fortaleza/CE)

O Seven Brothers Circus é o Circo da Família Brasil, um espaço cultural itinerante gerenciado pelo Mestre Círio Brasil. Ele funciona de forma itinerante circulando especificamente pela periferia de Fortaleza e Regiões metropolitanas no Estado do Ceará. O projeto Circo Seven Brothers e o Mestre da Tradição propõe apresentar números tradicionais de circo de lona para as comunidades onde o circo estiver instalado. Os números são: “Fala, Mestre!”, com Círio Brasil; “Palhaço Baratinha” com Wanderson Brasil; “Arte da Contorção” e “Corda circense”, com Beatriz Pereira; “Lira” e “Força Capilar”, com Samara Brasil; dentre outros.

Endereço: Itinerante

Rede Social: @sevenbrothers_circus

Link Do Mapa Cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/2252 


Terreiro das Pretas (Crato/CE)

O Terreiro das Pretas é um espaço localizado na zona rural da cidade do Crato. O terreno pertence à Família Neves Carvalho, remanescentes do Quilombo Saco dos Cansanção (Araripina/PE) que já habita a cidade do Crato/CE há décadas. O espaço apresenta o projeto “Caminhos do Baobá”, que tem a árvore centenária como farol e o objetivo de estabelecer uma tríade entre saber, prática e mobilização dentro de comunidades negras rurais e/ou quilombolas, resgatando patrimônio imaterial, memória e oralidade.

Endereço: Sítio Boa Vista, 70 – Estrada de Santa Fé – Crato/CE

Rede Social: @terreirodaspretas 


Universidade das Artes (Fortaleza/CE)

A Universidade das Artes é uma Produtora Cultural criada no ano de 2011, que tem como foco principal a produção cênica, desde a formação, na Escola de Artes, à produção de espetáculos teatrais e festivais, como o Festival Vaia e o Cearense de Improvisação. O projeto “Comicidade em Foco: Palhaçaria na Universidade das Artes” propõe atividades de formação voltadas para a comicidade, bem como apresentação de espetáculos de circo e palhaçaria com atrações convidadas a cada mês.

Endereço: Rua João Cordeiro, 3226 – Fortaleza/CE

Rede Social: @universidadedasartes 

Mapa Cultural: www.mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/6540