Prospecção e alinhamento de parcerias em gestão: parte do Núcleo Gestor do IDM participa de agendas estratégicas em São Paulo

O grupo foi recebido pelo presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron. No evento em homenagem ao autor da Lei Federal das Organizações Sociais (OS), o ex-Ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, o IDM foi ainda citado por ele como primeira OS de Cultura no país

Em frente a um palco baixo, sete pessoas brancas (3 homens e 4 mulheres) com roupas de cores variadas posam para a câmera.
Luiz Carlos Bresser-Pereira, ao centro, ao lado de Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM. Ao lado dele, da direita para a esquerda: Fábia Araújo, gerente de Monitoramento e Controle, Nayana Misino, assessora de Governança, e Adriana Victorino, diretora Administrativo-financeira. Da esquerda para a direita, estão: o advogado do IDM, Edson Alves, e Rubens Naves, advogado

Novas parcerias, uma maior aproximação com instituições já parceiras, compartilhamento de ideias e boas práticas de gestão, monitoramento e sustentabilidade de Organizações Sociais. Com esses objetivos, parte do Núcleo Gestor do Instituto Dragão do Mar (IDM) viajou para São Paulo, onde esteve em reuniões com diversas organizações.

Confira o roteiro e a importância de cada encontro:

Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, que movimenta anualmente em torno de R$ 30 bilhões, recebeu a comitiva do Ceará para um diálogo sobre o apoio da instituição a projetos da Cultura no estado. Estiveram presentes neste encontro a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, o secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, e a diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha. 

Em um segundo momento, na Fundação Getúlio Vargas, a comitiva esteve no evento “25 anos da Lei Federal 9637/1998 – Organizações Sociais (OS) – Homenagem ao Professor Bresser-Pereira”, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. O seminário agregou diferentes áreas e representantes de organizações sociais, órgãos públicos, instâncias de fiscalização e academia para discutir os desafios e possíveis aprimoramentos do modelo que alcança, hoje, mais de 1.100 instituições em todo o país.

Atrás de uma mesa preta, em formato semi-oval, quatro homens e duas mulheres têm à sua frrente microfones e preparam-se para falar.
A Fundação Getúlio Vargas realizou o evento “25 anos da Lei Federal 9637/1998 – Organizações Sociais (OS) – Homenagem ao Professor Bresser-Pereira”, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro

Durante essa participação, o professor da FGV e ex-Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995 – 1998), Luiz Carlos Bresser-Pereira,  autor da legislação que permitiu a existência de Organizações Sociais no Brasil, citou a presença do Instituto Dragão do Mar no local e seu pioneirismo, a primeira OS de Cultura no país. A diretora-presidente do IDM, primeira OS de Cultura do país, Rachel Gadelha, destacou: “Foi uma honra estar ao lado dele, lembrando que os 25 anos da Lei das OS coincide com os 25 anos do IDM, o que torna o Instituto realmente uma  grande referência na área”, afirmou ela. 

O grupo também acompanhou, na tarde do dia 1º de novembro, a excelente fala da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, que compôs a mesa “A experiência no campo da Cultura”, dentro da programação do encontro. 

cinco mulheres brancas posam e sorriem para a câmera
Durante o evento que homenageou o professor Bresser-Pereira, a Secretária da Cultura do Ceará (na foto, embaixo, à direita), falou na mesa “A esperiência da Cultura”, sobre os êxitos do estado na área

Houve ainda as visitas às Organizações Sociais que fazem gestão de equipamentos culturais em São Paulo, nas quais foram compartilhadas experiências exitosas em monitoramento, indicadores, gestão, captação e sustentabilidade. O grupo esteve em reuniões na IDBrasil Cultura, Educação e Esporte (Museu da Língua Portuguesa), Fundação Osesp (Sala São Paulo), Santa Marcelina Cultural (responsável pela gestão do programa Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim) e Associação Pinacoteca Arte e Cultura (Pinacoteca de São Paulo). 

Numa sala, com janelas que se abrem pro sol, em torno de uma mesa redonda, quatro mulheres e um homem  dialogam.
A IDBrasil, que gere o Museu da Língua Portuguesa, e a Associação Pinacoteca Arte e Cultura , que gere a Pinacoteca de São Paulo, estiveram entre as OS visitadas para compartilhar experiências exitosas em gestã, monitoramento e sustentabilidade

Como membro do  Conselho de Administração da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc),  Rachel Gadelha aproveitou a viagem para estreitar relações com outros membros da entidade e participou também de uma reunião com o presidente, Paulo Zuben. 

Além de Rachel Gadelha, estavam no grupo do Instituto: a diretora Administrativo-financeira, Adriana Victorino, a gerente de Monitoramento e Controle, Fábia Araújo, a assessora de Governança, Nayana Misino, e o advogado Edson Alves.