Prêmio Ceará Encena reconhece o trabalho de dois espaços culturais geridos pelo Instituto Dragão do Mar

“Toró”, “Segunda classe” e “Fastio – Ceia da fome”, montagens produzidas ao final das formações em Teatro do Theatro José de Alencar e do Centro Cultural Bom Jardim, receberam cinco prêmios que atestam a qualidade das realizações dessas duas escolas

Uma atriz coloca a mão atrás da orelha de costas oara um espelho enquanto conversa com um homem
“Segunda Classe”, dirigido por Neidinha Castelo Branco, traz uma narrativa que poderia ser a realidade atual: a arte luta e resiste no momento em que seu valor é questionado e seus profissionais, em vez de celebrados, são desvalorizados

O Instituto Dragão do Mar (IDM) celebra as conquistas de três espetáculos teatrais que foram premiados no 6º Prêmio Ceará Encena, Categoria Formação, divulgado na última terça-feira (15.05), no Theatro José de Alencar. Os espetáculos são fruto dos cursos de formação em teatro realizados pelos equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e geridos em parceria com o IDM: o Theatro José de Alencar (TJA) e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). 

Os premiados foram: “Toró”, dirigido por Neidinha Castelo Branco, que levou o troféu de “Melhor Direção” (TJA); “Segunda Classe”, estrelado por Maria Stephanie, que ganhou nas categorias “Melhor Atriz” e “Melhor Espetáculo” (TJA); e “Fastio – Ceia da Fome”, escrito por Anderson Nunes, Jeisy Santana e Virgínia Deolics, que recebeu os prêmios de “Melhor Ator”, para Dudu Costa, e “Melhor Texto/ Autor(a)” (CCBJ).

“Parabenizo, com muito entusiasmo, os alunos, corpo técnico e professores do Theatro José de Alencar (TJA) e do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), dois equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar, pelo alto nível técnico e artístico dos seus trabalhos, reconhecido na cidade e premiado pelo 6º Prêmio Ceará Encena. Isso revela o talento, a dedicação e o potencial da nossa cultura, que se renova e se fortalece a cada curso, a cada espetáculo, em nosso cotidiano. Entendemos que a gestão do Instituto, que busca inovação e equilíbrio para o setor cultural, favorece a consolidação das linguagens artísticas e do campo no Ceará e celebramos essa conquista junto com cada um e uma dos envolvidos!”.

Rachel Gadelha, diretora presidenta do Instituto Dragão do Mar.

Ao todo, nove montagens dessas escolas concorreram à premiação, na Categoria Formação. São elas (em ordem alfabética): “Caligrafias” (Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT- Turma Tarde 2022/ TJA – Direção: Joca Andrade), “Co.VIL” (CPBT – Turma Manhã – 2019/ TJA – Direção: Juliana Veras), “Fastio – Ceia da Fome” (CCBJ), “Maréa” (CPBT Turma Tarde 2019/ TJA – Direção: Joca Andrade), “Segunda Classe” (CPBT – Turma Noite 2022/ TJA – Direção: Neidinha Castelo Branco) e “Toró” (CPBT – Turma Noite 2019/ TJA – Direção: Neidinha Castelo Branco). 

Agradecemos as indicações e premiações do Ceará Encena, que reconhece o valor do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar (TJA). Nós, da direção e coordenação pedagógica do TJA, temos orgulho em oferecer esse curso que apresenta as expressões artísticas de nossos docentes e discentes. Queremos contribuir para a formação das artes no Ceará, ampliar nosso alcance e gerar reflexões e conhecimentos pelo teatro”.

Isabel Botelho, coordenadora pedagógica do TJA.

As escolas geridas pelo Instituto Dragão do Mar são importantes agentes culturais do Ceará e, por isso, tem-se muito a comemorar: os espetáculos que são montados durante os módulos de conclusão dos cursos de Teatro do CCBJ e do Theatro José de Alencar (Curso Princípios Básicos de Teatro) serem indicados e premiados no Ceará Encena demonstra que há um bom resultado dessas formações e que isso é reconhecido por avaliações externas. Isso demonstra que o investimento público na formação continuada em Artes Cênicas potencializado pela boa gestão realizada pelo IDM e a qualificação dos professores e da revisão dos projetos político-pedagógicos dos cursos tem potencial para transformar realidades.

KellyEnne Saldanha, coordenadora do programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, diz que a indicação a um prêmio reconhece e valoriza o trabalho do programa para a cidade, tanto em termos técnicos quanto estéticos e políticos.

SOBRE O PRÊMIO CEARÁ ENCENA

O Prêmio Ceará Encena 2019 – 2023 é organizado pelo Grupo Arte de Viver. Os vencedores foram anunciados e as premiações entregues na noite desta terça-feira (16/5), no Theatro José de Alencar, segundo escolha de uma Comissão Julgadora formada por profissionais reconhecidos no teatro cearense (Hemetério Segundo, Hiroldo Serra, Ueliton Rocon e Almeida Júnior), de acordo com regulamento publicado anualmente.