Organizações Sociais de Cultura e Juventude criam Fórum para fortalecimento do setor no Ceará

Instituições cearenses se unem para compartilhar boas práticas e promover a execução qualificada de políticas públicas

Homens e mulheres brancos, de idades e raças variadas, roupas de cores diversas, seguram um papel timbrado cim letras impressas em preto, num cinema.
Presidentes das Organizações Sociais de Cultura e Juventude assinam documento de criação do Fórum Cearense durante o seminário “Organizações Sociais e a Gestão Pública: desafios e oportunidades”. Foto: Alison Castro

Na última quarta-feira, 19 de abril, durante o seminário “Organizações Sociais e a Gestão Pública: desafios e oportunidades“, no Cinema do Dragão, em Fortaleza, foi dado o primeiro passo para criação do Fórum Cearense de Organizações Sociais de Cultura e Juventude. Os presidentes das OS presentes assinaram a Carta de Intenções e Princípios do grupo: Instituto CUCA, representado por Caiubi Mani; o Instituto ECOA, representado por Mendes Junior; o Instituto Juventude Inovação, representado por Camila Maia; o Instituto Dragão do Mar, representado por Rachel Gadelha; o Instituto Cultural Iracema, representado por Cássia Campos; e o Instituto Mirante de Cultura e Arte, representado por Tiago Santana.

“A filiação do Instituto Dragão do Mar à Abraosc, em 2022, foi uma importante medida para buscar maior diálogo e trocas com outras entidades do setor. Isso, com certeza, contribuiu para a criação do Fórum Cearense de Organizações Sociais de Cultura e Juventude, que tem como objetivo fortalecer o setor por meio de ações cooperativas e colaborativas entre as diversas entidades que compõem o setor”, ressaltou Rachel Gadelha, presidenta do IDM.

Mulher branca, cis, de óculos, cabelos brancos, blusa estampada, se inclina sobre a mesa e assina, com caneta azul, um documento
“Esse iniciativa vai fortalecer o setor por meio de ações colaborativas e compartilhamento de boas práticas entre as instituições da área”, afirmou a presidenta do IDM, Rachel Gadelha. Foto: Alison Castro

O evento reuniu diversas Organizações Sociais cearenses, que têm contratos de gestão com o Estado, Fortaleza e Sobral, para melhor compreensão do modelo, relevância e aperfeiçoamento da gestão por Organizações Sociais no estado. Também estavam debatendo esses princípios o presidente, Paulo Zuben, e o dirigente, Fausto Arruda, da Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura (Abraosc).

O Fórum Cearense de Organizações Sociais de Cultura e Juventude terá como foco a ampliação da transparência e autonomia das organizações, compartilhando boas práticas e reconhecendo as particularidades de cada instituição, com o objetivo de executar políticas públicas de forma qualificada. Para isso, será estruturado um espaço de debate, reflexão e compartilhamento de experiências sobre a gestão desenvolvida pelas Organizações Sociais, além da elaboração de princípios éticos e de autogestão.

Leia abaixo a íntegra do documento:

CARTA DE INTENÇÃO
Fórum Cearense de Organizações Sociais de Cultura e Juventude

Os presidentes signatários, representando as Organizações Sociais do Estado do Ceará e dos municípios de Fortaleza e Sobral, gostariam de expressar o interesse em instituir o Fórum Cearense de Organizações Sociais de Cultura e Juventude com o intuito de promover o fortalecimento das Organizações Sociais no Ceará, por meio de ações cooperativas e colaborativas entre as diversas entidades que compõem o setor. O objetivo do Fórum é ampliar a transparência e autonomia das organizações, compartilhando boas práticas e reconhecendo as particularidades de cada instituição, com foco na execução qualificada de políticas públicas. 

Para tanto, será estruturado um espaço de debate, reflexão e compartilhamento de experiências sobre a gestão desenvolvida pelas Organizações Sociais, além da elaboração de princípios éticos e de autogestão. O Fórum promoverá, ainda, discussões acerca do aprimoramento dos modelos de gestão e mecanismos legais, com compartilhamento de ferramentas, recursos, instrumentais e conhecimento técnico. 

Dessa forma, as instituições que integrarão o Fórum assumirão um compromisso com o desenvolvimento e qualificação de ações de formação em temas de interesse comum, realização e publicação de pesquisas e diagnósticos, organização e registro de acervo documental e cultural sobre temas específicos das organizações, entre outras iniciativas. Esse compromisso se estabelece no sentido de potencializar o setor, desenvolver políticas públicas mais eficientes e democráticas, além de ampliar os impactos das políticas, visando a promoção do desenvolvimento sociocultural e o fortalecimento das cadeias produtivas da economia da cultura no estado do Ceará.

Fortaleza, 19 de abril de 2023.