Minidocumentário “Programa de Oportunidades e Cidadania” será exibido no Cinema do Dragão e Cineteatro São Luiz

A produção será exibida a partir do dia 4 de agosto e segue ao longo do mês em dias específicos

Adolescentes do Sistema Socioeducativo participam de visita guiada na Escola de Arte e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
realizada pelo Trilharte, um dos projetos que compõe o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC).

Agosto é considerado o mês da Juventude e, para celebrar, o Instituto Juventude Inovação (IJI), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a exibição do minidocumentário “Programa de Oportunidades e Cidadania” no Cinema do Dragão e no Cineteatro São Luiz, cinemas públicos da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos em parceria pelo IDM. A produção aborda ações da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do  Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), com o intuito de promover o acompanhamento e a qualificação profissional de adolescentes e jovens durante e após o cumprimento de medidas socioeducativas.

O minidocumentário será exibido em todas as sextas, sábados e domingos de agosto, nas salas do Cinema do Dragão, localizado no Centro Dragão do Mar e no período de 08 a 11 e de 15 a 18 de agosto, no Cineteatro São Luiz, antes das sessões dos filmes em cartaz.

Programa de Oportunidades e Cidadania (POC)

O Programa de Oportunidades e Cidadania foi instituído pela Portaria nº 120/2021, de 19 de agosto de 2021, com o objetivo de viabilizar ações de acompanhamento pedagógico, psicológico, assistência social, bem como qualificação profissional e promoção de atividades de geração de emprego e renda aos adolescentes e jovens oriundos do Sistema Socioeducativo no Estado do Ceará.

Vale salientar que o POC não descuida da necessária vinculação de familiares e profissionais dos Centros Socioeducativos às ações propostas, com objetivo de trabalhar o fortalecimento dos vínculos e encaminhamentos para a qualificação profissional, favorecendo as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e empreendedorismo. Estas ações são consideradas estratégicas, provocando o convívio social criativo, desenvolvendo talentos e habilidades e criando trajetórias e trilhas para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

O Programa de Oportunidades e Cidadania atua por meio dos projetos Embaixadores da Paz, Novas Trilhas e Trilharte.

Conheça os projetos

O projeto Embaixadores da Paz é uma iniciativa de formação de mediadores em arte e cultura, que engloba conteúdos e metodologias de Direitos Humanos, Justiça Restaurativa, Arte e Cultura, oferecida a adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo do Ceará. Durante 5 meses, foram formados 20 jovens mediadores em arte e cultura, por meio de curso extensivo dividido em sete módulos com temas de interesse da adolescência e juventude, tais como liderança juvenil, práticas restaurativas, convivência, direitos sociais, empregabilidade, gênero, entre outros.

Já o projeto Trilharte propõe aproximar adolescentes e jovens de ambientes de diversidade, relevância histórica e representatividade da cultura, promovendo acesso aos direitos culturais. Para isso, foram promovidas 40 visitas guiadas em equipamentos culturais da Secult Ceará e no Centro de Formação Olímpica – CFO Ceará, espaços administrados pelo Instituto Dragão do Mar, além de produções e intervenções artísticas, formações e oficinas, perfazendo mais de 60 ações pontuais para cada jovem beneficiado.

Por fim, o projeto Novas Trilhas atua a partir de ações de apoio à formação e ao desenvolvimento integral, proporcionando a esses jovens o exercício da cidadania e o acesso aos direitos fundamentais, com vistas à prevenção e redução dos casos de reiteração na prática de ato infracional. Cerca de 650 jovens foram beneficiados com atendimento psicossocial, escolarização, oficinas de sensibilização, regularização de documentos e elaboração de projetos de vida.

Sobre o Instituto Juventude Inovação 

O Instituto Juventude Inovação tem como principal objetivo promover a transformação social por meio da modernização do aprendizado, da inovação e da sustentabilidade, possibilitando à juventude o acesso à cidadania, tecnologia, arte e cultura, esporte, meio ambiente e economia criativa. O IJI realiza suas atividades por meio de contratos de gestão firmados com a Secretaria da Juventude de Fortaleza e com a Fundação da Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza; e atuou a partir do termo de parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, para a execução do projeto Embaixadores da Paz.

Sobre o Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar (IDM) é uma Organização Social (OS) com 25 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com o poder público para oferecer à população experiências formativas e de fruição cultural em artes, gastronomia, patrimônio, esporte e meio ambiente. Sua atuação em rede visa promover o desenvolvimento sociocultural.

Serviço:

Exibição do minidocumentário “Programa de Oportunidades e Cidadania”

CINEMA DO DRAGÃO (CENTRO DRAGÃO DO MAR)

Quando: Sexta, sábado e domingo durante o todo o mês de agosto 

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

CINETEATRO SÃO LUIZ

Quando: 08 a 11 e de 15 a 18 de agosto

Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro