Leo Porto é o novo gestor do Centro Cultural Porto Dragão

O jornalista vai colaborar para o crescimento do campo cultural como Economia Criativa

Um homem negro, alto, cabelos e barba, bigode negros, veste uma camisa com estampas coloridas  em amarelo e vermelho. Atrás dele, a logo do Porto Dragão (branca sobre um fundo azul).
Leo foi produtor do Prêmio Gandhi de Jornalismo, do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes, Agência Porto Dragão Música. Foto: Nayra Maria

O Centro Cultural Porto Dragão tem um novo gestor: Leandro Porto Brandão foi produtor cultural do equipamento e contribuiu muito para o seu crescimento. Com a saída da gestora, Helena Barbosa, que assumiu a superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no começo do ano, Léo, como é chamado pelos colegas, assumiu interinamente o cargo no qual foi agora confirmado. 

Ele chega para colaborar ainda mais com o incremento da cadeia produtiva da cultura, um dos principais objetivos do Porto Dragão que, ao lado do HUB Cultural, deve fomentar as competências criativas, o impulsionamento de projetos artísticos e a produção de conteúdos pelo setor, sistematizando um programa estratégico para as artes e coordenando a articulação de uma programação cultural integrada a partir de uma rede de instituições e equipamentos culturais do Ceará. 

O Centro Cultural Porto Dragão, o HUB Cultural e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) são equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Trajetória profissional

Leo Porto é formado em comunicação social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 7 de Setembro e atua também como produtor cultural há 19 anos. No jornalismo atuou como assessor e redator, além de promover formação nas áreas de cultura e educação. Na produção cultural teve atuação em Sergipe produzindo diversos eventos e projetos culturais dentre eles o projeto Rua da Cultura, Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e coordenação do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (CURTA-SE). Já em Fortaleza foi Produtor do Prêmio Gandhi de Jornalismo, do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes, Agência Porto Dragão Música e em diversos festivais, dentre eles o Festival de Música de Ibiapaba, Feira da Música e Maloca Dragão.  Antes de assumir a gestão do Centro Cultural Porto Dragão coordenou a produção do espaço desde a inauguração.