IDM reúne as Organizações Sociais da Cultura para debater Seminário e crescimento do setor

A primeira entidade da área no Brasil, fundada há 25 anos, investe agora em maior engajamento entre todas as instituições desse campo, com uma pauta comum a ser defendida e um seminário no horizonte, em março, com a presença da Abraosc

O Instituto Dragão do Mar (IDM) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 27, um encontro com as Organizações Sociais (OSs) que atuam em Cultura e Juventude no Ceará. O objetivo é fomentar o desenvolvimento do setor no estado, em parceria com a Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), na qual possui assento no Conselho de Administração e à qual é filiada. Para buscar maior engajamento entre todas essas entidades, uma pauta  comum a ser defendida na área e novas oportunidades, planeja-se um seminário em março com a presença da instituição nacional e a adesão total das OSs em Cultura cearenses.

Sete pessoas numa sala em torno de uma mesa em cores cinza e amarela conversam
As sete Organizações Sociais da Cultura no Ceará afinam parcerias e temas comuns. Foto: Calebe Rodrigues

Estiveram presentes na reunião a presidenta e o diretor de Articulação Institucional do IDM, respectivamente Rachel Gadelha e Lenildo Gomes, os presidentes do Instituto Ecoa, de Sobral, Mendes Júnior; do Instituto Juventude Inovação (IJI), Camila Maia; do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), Caiubi Mani, do Instituto Cultural Iracema (ICI), Cássia Campos, e a assessora do ICI, Dayse Cristina; e a representante do Instituto Mirante, Camila Rodrigues. 

“Esse primeiro encontro já é fruto de uma história que o IDM constrói com outras entidades há algum tempo, por meio de parcerias estratégicas e um relacionamento baseado em propostas para crescimento e institucionalização dessa área no estado. O seminário que realizaremos com o envolvimento de todos esses parceiros é fundamental para uma maior compreensão do modelo das OSs e a necessidade de modernização, transparência, potencialização e melhorias na gestão, por parte das Organizações Sociais, assim como para o compartilhamento de desafios e práticas exitosas”, destaca Rachel Gadelha, que também representa o IDM no assento do Conselho Administrativo da Abraosc. 

Seis pessoas de roupas de cores variadas e uma pessoa participa virtualmente (imagem projetada na tela, na sala)
Reunir todas as instituições da área, no Ceará, para compartilhar desafios e experiências exitosas é o desejo do Instituto Dragão do Mar. O Instituto Ecoa participou do encontro de forma remota. Foto: Calebe Rodrigues

Em atuação desde 1998, há 25 anos, o IDM filiou-se à Abraosc, em 2022. A entrada da primeira OS da Cultura na entidade foi festejada como uma das conquistas que integram a história recente do Instituto, com expansão, qualificação e modernização da gestão. Com a realização do seminário, vinda da Associação Brasileira ao Ceará para esse debate e maior integração entre as instituições do setor, espera-se alcançar maior compartilhamento e aprendizados recíprocos com resultados concretos para o campo cultural e a população.