IDM recebe homenagem da SEAS pelo trabalho realizado do Trilharte

Rachel Gadelha recebeu a placa de homenagem pelo Trilharte. Ao lado dela, Benjamin Lucas, gerente de Articulação Institucional do IDM, e Vita Saraiva, coordenadora do Trilharte. 

O Projeto Trilharte, um dos três projetos que integram o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado (Seas-CE), conclui em dezembro suas atividades no Sistema Socioeducativo, para o ciclo 2022.  Durante o encerramento da III Olimpíada de esportes do Sistema Socioeducativo do Ceará, no último dia 30, realizada no Centro de Formação Olímpica (CFO), o IDM foi agraciado com uma homenagem realizada pela Seas-CE, por nosso trabalho no Trilharte.

Uma placa entregue à presidenta do IDM, Rachel Gadelha, marcou o momento, durante a solenidade. “Sinto que cumprimos nosso papel, pois a transversalidade da Cultura foi a tônica do trabalho, neste processo de possibilitarmos jovens, suas famílias e profissionais do Sistema Socioeducativo se aproximassem dos equipamentos públicos como uma forma também de efetivação do direito à cultura. Percebemos  que a atuação de todos envolvidos no Trilharte possibilita diversas formas de expressão e criação, além do benefício das práticas esportivas. Isso permite a ressignificação da história de quem passa por alguma etapa do Projeto, ”, assinala Rachel. 

No evento, também foram homenageadas as duas outras Organizações Sociais que integram o tripé do POC: Novas Trilhas (Luta pela Paz) e Embaixadores da Paz (Instituto Juventude e Inovação). “Fazer parte do POC e estar ao lado de outras OSs que cumpriram seu importante papel também com excelência é algo que nos honra e alegra porque sentimos que estamos cumprindo esse papel importante de colaborar com o desenvolvimento social, ao ampliarmos a oferta de arte, cultura e esporte para mais pessoas e públicos”, afirma Benjamim Lucas, Gerente de Articulação Institucional do IDM. 

Ainda para demarcar os bons resultados, foram elaboradas duas versões de um  relatório do Projeto Trilharte. Você pode acompanhar a versão online em formato e-book, de fácil manuseio e leitura, com textos repletos das histórias de crescimento e novas perspectivas para os envolvidos na iniciativa e números do Projeto:

Acesse o Relatório do Trilharte

Entenda o POC/ Trilharte

O Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) visa garantir o acompanhamento multiprofissional, oferta de oportunidades e promoção de direitos aos jovens socioeducandos e seus familiares. Para dar conta desse objetivo em parceria com a Sociedade Civil, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), responsável pela iniciativa, divulgou o Edital 009/2021. Formado por um tripé de três projetos – Trilharte, Novas Trilhas e Embaixadores da Paz -, o POC selecionou o Instituto Dragão do Mar para o Trilharte. Foram trabalhadas, ao longo de 2022, sete metas que envolveram jovens, profissionais e familiares do Sistema Socioeducativo: Visitas guiadas, Apresentações artísticas nos Centros Socioeducativos, Iniciação profissional, Atividades esportivas, Desenquadrar (formação em audiovisual), Produção de oito Conteúdos audiovisuais e Oficinas e Intervenções em Arte Urbana.