IDM promove diálogo sobre propostas do Fórum das Linguagens para os equipamentos que gerencia

Representantes da Dança, Performance, Teatro e Audiovisual participaram da reunião na última quinta-feira (16) no Porto Dragão

Sentados em cadeiras pretas, de plástico, comuma parede bege ao fundo, diversas pessoas, de diferentes raças, roupas de diferentes cores, escutam.
O IDM promoveu uma rodada de escuta e diálogo com o Fórum de Linguagens para ouvir propostas para os equipamentos que têm fruição. Foto: Sérgio Lima

O Instituto Dragão do Mar (IDM) realizou reunião com representantes do Fórum de Linguagens para dialogar sobre demandas e prioridades do campo cultural para os equipamentos de fruição que gere em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), nesta quinta-feira, 15.06, no Centro Cultural Porto Dragão. O encontro faz parte de uma série de eventos que vem acontecendo com a classe artística.

O início do encontro contou com a contextualização das trajetórias do IDM e Fórum de Linguagens e o esclarecimento de dúvidas, sobretudo na relação da Organização Social (OS) com o Governo do Estado e os equipamentos que a OS gere por meio de Contrato de Gestão. Questões como a publicação dos Planos de Trabalho e dos contratos, relação institucional do corpo colaborativo do IDM que atua nos equipamentos com o serviço público, entre outras foram abordadas. 

Na sequência, algumas propostas para os equipamentos foram ouvidas e um outro momento de diálogo será marcado para complementar a escuta.

Participaram do encontro cerca de 25 pessoas: Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional, Lílian Lustosa, Gerente de Ação Cultural, ambos do IDM sede, as pessoas que formam o corpo colaborativo do IDM como gestores dos espaços públicos, Giusévilly Mello, da Secult, e os representantes das diversas linguagens artísticas cearenses que compõem do Fórum de Linguagens, como Dança, Audiovisual, Performance, Teatro, Áreas Técnicas, Contação de Histórias e Mediação Cultural,  entre outras. 

Sentados em cadeiras pretas, de plástico, comuma parede bege ao fundo, diversas pessoas, de diferentes raças, roupas de diferentes cores, escutam.
Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM, esclareceu Questões como a publicação dos Planos de Trabalho e dos contratos de gestão em portais de transparência. Foto: Sérgio Lima

IDM

O Instituto Dragão do Mar (IDM) completou 25 anos em 2023 e celebra a força da Cultura no Ceará, a inovação e a modernização da sua gestão.  Em 10 de março de 1998, houve a Assembleia Geral de Constituição do então Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), denominação que vigorou até 2013. Já em 03 de julho do mesmo ano, houve a qualificação pelo Governo do Estado do IACC como Organização Social (OS). Esta foi, portanto, a primeira Organização Social de Cultura no Brasil, um marco em inovação que hoje é reconhecido nacionalmente pela Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (Abraosc). Mais à frente, o IACC será  renomeado para Instituto Dragão do Mar (IDM).

Quase um ano depois, era inaugurado no cenário cearense o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), primeiro espaço público do Governo do Estado a ser gerido pelo então IACC. Em 2013, a OS passa a se chamar Instituto Dragão do Mar (IDM) e amplia sua capacidade de gestão para outras áreas de atuação, como Meio Ambiente, Gastronomia Social e Esportes, mas sempre  alicerçando seu fazer na força que a Cultura ancora. Hoje, são geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) 16 equipamentos e alguns projetos especiais das secretarias da Cultura (Secult Ceará), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e do Esporte (Sesporte), além da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas-CE), por meio de Contratos de Gestão que formalizam e guiam a parceria com o governo do Estado.