Há 25 anos Cultura e Inovação são os pilares do IDM

Rachel Gadelha

Pessoas de várias raças, estaturas e tipos físicos diferentes, com roupas coloridas, posam para a foto.
O corpo colaborativo do Instituto Dragão do Mar (IDM) e a Secult Ceará, sua mais antiga e forte parceira. Rachel Gadelha, de blusa colorida, é a diretora-presidenta do IDM

O Instituto Dragão do Mar (IDM) completa, nesta sexta, 10 de março de 2023, 25 anos como instituição de relevante papel na história da política cultural do Estado do Ceará. A grande maioria de agentes culturais e artistas cearenses foi, de algum modo, tocada por suas ações ao longo desses anos. Muitos técnicos e profissionais receberam formação no IDM. Foram milhares de apresentações artísticas realizadas nos equipamentos e projetos culturais que deixaram suas marcas no imaginário de nosso povo. O IDM é responsável por dinamizar a economia da cadeia criativa, possibilitar a ampliação de repertórios simbólicos, animar debates e produção de conhecimento no campo da Cultura e fomentar  intercâmbios decisivos na formação de artistas e  públicos para gerações de cearenses.

O IDM já surgiu à frente do seu tempo. É a primeira Organização Social (OS) de Cultura do Brasil e, como tal, é um parceiro qualificado e imprescindível do Governo do Estado na gestão de importantes equipamentos públicos (dezesseis, no momento) por meio de Contratos de Gestão firmados nas áreas de artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente. Em todos, atua contribuindo com as políticas públicas numa perspectiva integrada e transversal, qualificando as propostas, inovando as formas de realizar suas ações e aprimorando os processos de gestão. Aportamos conhecimento, técnica e competência, mas também sensibilidade, ousadia e ideais. 

Hoje tem uma parceria ativa com a Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente e Mudança Climática e Secretaria do Esporte, além da Superintendência do Sistema Educacional de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará na gestão de 16 equipamentos e espaços públicos e projetos estratégicos.

Aproveitamos essa data para reconhecer e reverenciar a importante trajetória do Instituto, compreendida como uma construção política, plural e simbólica, feita por muitas pessoas: gestores, colaboradores, secretarias parceiras, artistas, agentes culturais, alunos, e, de certa forma, todo o povo cearense.  Uma  história feita também com sonhos, trabalho, desafios, alegria  e inteligência. E é a soma disso tudo que nos faz olhar para o futuro, acreditando que o IDM segue cumprindo um importante papel na valorização e desenvolvimento da arte e da  cultura no Ceará e no Brasil. Que venham os próximos 25 anos !

Uma mulher branca, de cabelos brancos curtos, blusa verde, colar colorido, apoia-se num parapeito branco e sorri para a câmera.
Diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (rachel.gadelha@idm.org.br). Foto: Luiz Alves