Escola de Gastronomia Social abre processo seletivo para bolsas de incentivo à pesquisa em cultura alimentar

Inscrições de projetos relacionados com os temas da cultura alimentar e gastronomia poderão ser realizadas até 5 de junho no Mapa Cultural do Ceará.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou o edital de seleção de três projetos para a 7ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 5 de junho, no Mapa Cultural do Ceará. 

O Laboratório de Criação, no Ceará, está com inscrições abertas para candidatos com idade mínima de 18 anos, residência comprovada no estado por no mínimo três anos e cadastro válido no Mapa Cultural do Ceará. O programa prioriza candidatos que representem coletivos e grupos ligados à Cultura Alimentar e Gastronomia Social.

A superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte, destaca que o objetivo é apoiar iniciativas que promovam a cultura cearense e fomentem o debate sobre história, costumes, valores, hábitos alimentares, mercado, tecnologias, técnicas e tendências.

O Laboratório tem a missão de valorizar e utilizar saberes e produtos da biodiversidade da cultura alimentar cearense, desenvolvendo e aprimorando tecnologias sociais, metodologias e registros que fortaleçam o desenvolvimento local.

A coordenadora de Cultura Alimentar da EGSIDB, Vanessa Moreira, ressalta que o programa visa criar ou qualificar produtos alimentícios, utensílios, processos de produção, tecnologias sociais, metodologias, estratégias de valorização de produtos e serviços, e registros que fortaleçam o desenvolvimento local.

O processo seletivo conta com duas etapas, análise de documentação enviada e entrevista. Mais informações podem ser consultadas no edital, clicando aqui.

PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM 2023

Joélho Caetano, jovem quilombola da comunidade de Conceição dos Caetanos, buscou valorizar a identidade cultural da região através da cultura alimentar e da gastronomia. A comunidade Conceição dos Caetanos, situada em Tururu, a 119 quilômetros de Fortaleza, é um território remanescente de quilombo que constroi e preserva sua identidade por meio de narrativas e da memória transmitida pelos mais antigos. Dona Bibiu, a matriarca da comunidade e avó de Joélho, é a principal guardiã dessas memórias, reverberando o legado de Caetano José da Costa, o fundador.

Potencializar a cultura da pesca no Serviluz, através do protagonismo dos pescadores da região e de suas famílias, compartilhando conhecimentos e evidenciando as comunidades pesqueiras no processo de desenvolvimento comunitário, foi o objetivo principal de Anailton Fernandes nesta edição do Laboratório de Criação.

Thiago Tavares desenvolveu um mapa abrangente sobre a cultura alimentar do Ceará, ampliando a compreensão sobre a riqueza e a diversidade gastronômica em todo o estado. O enfoque busca oferecer uma representação mais completa e inclusiva das tradições alimentares locais. Com o objetivo de salvaguardar, documentar e promover a cultura alimentar do Ceará, o mapa interativo destaca agentes preservadores, pratos característicos, produtos locais e eventos gastronômicos, proporcionando uma imersão completa na diversidade gastronômica.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. Toda a programação é gratuita. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

SERVIÇO – Seleção para o 7º Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Período de inscrições: 6 de maio  a 5 de junho de 2024
Inscrições gratuitas no Mapa Cultural do Ceará – https://mapacultural.secult.ce.gov.br

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto (Mucuripe), Fortaleza – Ceará. Mais informações pelo telefone: (85) 98439-4964 ou pelo e-mail: cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br. Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Site: www.gastronomiasocial.org.br | Redes sociais: @escolagastronomiasocial.