Cultura e Meio Ambiente nos equipamentos do Cariri: uma parceria para muitas comemorações

A rica cultura popular da Região Sul e a paisagem cênica repleta de belezas deram o tom da visita do IDM e da Sema aos equipamentos locais

Quinze imagens com homens e mulheres, de raças variadas, roupas de cores variadas, em atividades, em quadrados, formando um mosaico. No canto inferior direito (perspectiva do leitor), um quadrado laranja.
Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente do Ceará (camisa jeans, embaixo da Estátua do Padre Cícero), visitou os complexos ambientais Mirante do Caldas e Caminhos do Horto, acompanhada por Rachel Gadelha, presidenta do IDM

A diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, acompanhou a titular da Secretaria do Meio Ambiente do  Ceará (Sema), Vilma Freire, à visita que ela realizou ao Cariri, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre outras agendas, ela foi conhecer melhor o trabalho realizado pelos complexos ambientais Mirante do Caldas e Caminhos do Horto, ambos da Sema, geridos pelo IDM. Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, e os gestores dos dois espaços públicos, respectivamente Charmene Rocha e Thiago Rodrigues, estiveram também nos encontros. 

A rica cultura popular do Cariri e atividades voltadas para o Meio Ambiente marcaram o reconhecimento desse campo de trabalho: Reisado do Mestre Aldenir, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e plantio de mudas nativas no pé da colina do Horto estiveram entre as ações que deram o tom  desses dois dias, mostrando na prática como a Cultura articula a importância de outros elementos fundamentais ao ser humano, como a sustentabilidade ambiental, despertando o sentimento de pertencimento e afeto por espaços públicos de preservação da natureza e da memória dos povos cearenses. 

“Falar do acolhimento de toda a equipe, a equipe do IDM que tão bem cuida. Você vê essa relação de pertencimento, na qual você cuida do que é seu, mas é algo que vai ficar para filhos e netos. Parabenizar e agradecer pela oportunidade de presenciar aquilo que já acompanhamos pelo Contrato de Gestão. É inspirador presenciar esse zelo e cuidado com os  equipamentos, a natureza e o nosso meio ambiente”,  ressaltou a titular da Sema, Vilma Freire.

Com foco na educação ambiental, na promoção da cultura local e no cuidado com a reverência ao Sagrado que é a tônica do turismo religioso que muito movimenta o Cariri, os dois equipamentos da SEMA – geridos pelo Instituto Dragão do Mar – contribuem para o incremento do turismo da região da Chapada do Araripe e, a conservação do rico patrimônio natural da região Sul do estado.

“Somos muito conhecidos pela nossa atuação em Cultura, mas há cerca de dois anos fazemos também, no Cariri, a gestão do Mirante do Caldas e do Mirante do Horto: tem sido uma parceria muito interessante com o Governo do Estado pela força da região na área da Cultura, por meio da qual integramos o patrimônio, a paisagem natural e a paisagem cultural, o turismo, a geração de renda, a educação ambiental e o desenvolvimento territorial. Com base nisso, reafirmamos que nossa atuação conjunta, ao lado da Sema, tem sido muito produtiva, sabemos que muito mais podemos fazer juntos. Contem com a gente!”, afirmou Rachel Gadelha, presidenta do IDM.

Diversas instituições estiveram presentes nos eventos, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Araripe, prefeituras municipais da região e outras autoridades ligadas ao meio ambiente.