Cineteatro São Luiz marcou presença em seminário promovido pelo MinC e MEC

Evento reuniu representantes dos ministérios, Ipes e de entidades sociais

Os ministérios da Cultura e da Educação realizaram, entre 25 e 27 de outubro em Brasília, o seminário “Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura”, que reuniu representantes das pastas e de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) – institutos federais e universidades federais, estaduais e municipais, além de entidades sociais. O Cineteatro São Luiz, representado programador e Curador do Cinema do equipamento, Duarte Dias, foi convidado para o evento, participando do painel “Programação e Formação de Público nas Salas de Cinema na Rede Federal de EPT”. 

Convidado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Cineteatro São Luiz faz parte da Rede de Equipamentos Públicos da Cultura da Secretaria da Cultura do Ceará e é gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Por meio dos projetos desenvolvidos para formação de público e educação, Duarte Dias relatou as experiências do São Luiz nessa área na ocasião.

“Foi um momento muito importante de compartilhamento de experiências, reflexões e sugestões para uma política nacional voltada para a capacitação técnica dos trabalhadores da cultura, e, também, para a ampliação do acesso, diversidade e formação de público para o cinema e para a cultura brasileira, com o Cineteatro São Luiz podendo contribuir para o processo por meio da exposição das ações exitosas em curso no equipamento, como os projetos Escola no Cinema, Cine Educação e São Luiz Itinerante, entre outros”, pontuou Dias. 

Além de Duarte Dias, o Painel 5 contou com a participação de Fábio Malenroka, Consultor da Unesco e mediador da mesa; André Araújo, Coordenador Geral de Difusão da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura; Rafael Carvalho, Produtor do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural e programador da plataforma de streaming Itaú Cultural Play; e Lyara Oliveira, Diretora de Inovação e Políticas no Audiovisual da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, SPCine.

O evento

A solenidade de abertura, realizada no sede do Ministério da Educação, contou com a presença de Henilton Menezes (Secretário Sefic/MinC), Getúlio Marques Ferreira (Secretário SeteC/MEC), Maria Leopoldina Veras (Presidente Conif), Maria Soraya Pereira Franco Adriano (Presidente Condetuf), e Naine Terena, Diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, que representou o Secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba.

Dando início ao diálogo entre as redes federais de ensino para um programa nacional de formação a ser apresentado na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em março de 2024, o seminário, segundo a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Patrícia Barcelos, “Marca uma integração entre o MinC, o MEC e a Rede Federal nas pautas da educação profissional e tecnológica, seja na rede Federal como produtora de cultura, seja como formadora dos trabalhadores e trabalhadoras em cultura”.

Para o Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Minc, Henilton Menezes, o seminário é um marco muito importante no processo de reconstrução da cultura brasileira: “Essa aproximação com as redes de educação profissional não é só oportuna, mas também imprescindível, por conta da retomada que o Ministério da Cultura está fazendo em todo o País. Nós temos uma expectativa muito grande de oferecimento de recursos para estados e municípios, em toda profissão cultural. Isso vai exigir do MinC promover a possibilidade dessas pessoas usarem esses recursos de forma adequada”, ressaltou.