Bete Jaguaribe foi homenageada no 33º Cine Ceará

Com mais de 40 anos dedicados ao Audiovisual, ela hoje coordena formações na área que são essenciais para um cenário estável do setor no estado

Três mulheres estão no palco com um sorriso radiante, compartilhando um momento de comemoração. A mulher do meio, vestindo um vestido vermelho, segura um troféu com a ajuda de outra mulher à direita, vestida com uma blusa preta sem mangas e calças cor de mostarda. À esquerda, uma terceira mulher em um vestido preto observa a cena com alegria.
Bete recebeu o troféu das mãos de Bárbara Cariry e Ticiana Augusto Lima, ex-alunas e produtoras de cinema

A Diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar, Bete Jaguaribe, foi homenageada com o Troféu Eusélio Oliveira na abertura do 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. A abertura aconteceu no dia 25 de novembro, no Cineteatro São Luiz. Ela recebeu o troféu das mãos de Bárbara Cariry e Ticiana Augusto Lima, ex-alunas e produtoras de cinema no Ceará. 

Em sua fala no evento, Bete ressaltou a importância dos avanços desde que começou a participar da reflexão sobre o fazer audiovisual e cinema em Fortaleza, ainda em 1990, quando também começaram as primeiras formações profissionalizantes no estado: o crescimento do número de mulheres no audiovisual, a continuidade de programas públicos e, no Ceará, lideranças políticas comprometidas com esse cenário. “Comemoro ainda um projeto público, a Escola Porto Iracema das Artes, que desenvolve um dos mais importantes programas de formação em cinema no país, com 10 de existência em 2023, sem descontinuidade, apesar da falta de apoio do governo anterior na esfera federal. Isso se deve a inúmeras parcerias e a essas lideranças políticas no Ceará comprometidas com a cultura e a educação. A elas, agradeço.”, assinalou ela, que é superintendente da Escola  Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/ @secultceara) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), e coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A mulher com cabelos encaracolados loiros até os ombros, vestindo um longo vestido vermelho e uma pulseira, está de pé atrás de um púlpito e levantando o punho direito no ar em um gesto de vitória. Ela está discursando para uma audiência, com uma tela grande ao fundo exibindo padrões coloridos. A cena sugere um momento de celebração
Em sua fala, ela destacou os progressos no setor audiovisual desde 1990, celebrando o aumento da participação feminina, a persistência de iniciativas governamentais e o engajamento de lideranças políticas do Ceará no desenvolvimento contínuo do cinema e formação profissional na área

Além dela, outras quatro personalidades também receberam a homenagem ao longo do evento, cujo encerramento foi em 1º de dezembro: Ailton Graça, George Moura, Verônica Guedes e Josafá Duarte, todas pessoas diretamente ligadas ao cinema, seja na formação, na criação, na realização ou difusão.

Com uma programação recheada de filmes ibero-americanos, brasileiros e cearenses, o 33º ocorreu principalmente no Cineteatro São Luiz (@cineteatrosaoluiz) e no Cinema do Dragão (@cinemadodragao), que também são equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult geridos pelo IDM.