Assembleia Legislativa homenageou Instituto Dragão do Mar pelos seus 25 anos de história

Personalidades importantes da cultura cearense e brasileira se reuniram no evento para abraçar e reconhecer o pioneirismo e capacidade de inovação, tão caros aos cearenses, da primeira Organização Social da Cultura no país

Seis pessoas, de gêneros, raças e idades diferentes, se alinham horizontalmente na mesa composta para Sessão Solene. Elas usam roupas de cores variadas.
Também estiveram presentes na mesa da solenidade o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), Gustavo Vicentino; e a secretária-executiva da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Martir Silva.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou na segunda-feira, 17/04, uma Sessão Solene em homenagem ao Instituto Dragão do Mar (IDM), que completou 25 anos de existência. A solenidade, aberta ao público, aconteceu no plenário 13 de Maio e contou com a presença de personalidades importantes da cultura cearense e brasileira.

A deputada estadual Larissa Gaspar (PT-CE), autora do requerimento para a realização da Sessão Solene, parabenizou o IDM pela inovação no campo da gestão, com 16 equipamentos públicos em seu portfólio, incluindo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Centro Cultural Bom Jardim e o Theatro José de Alencar, entre outros. Larissa destacou que a instituição pioneira sem fins lucrativos leva políticas de Cultura, Meio Ambiente e Esportes para mais perto da população de todo o Ceará, atuando em Fortaleza, Cariri e Sertão Central.

Durante a Sessão Solene, foram homenageadas pessoas que participaram e colaboraram diretamente com a história do Instituto Dragão do Mar, entre elas: o ex-secretário de Cultura e idealizador do modelo de gestão das políticas culturais, Paulo Linhares; a sócia-fundadora e mais antiga diretora em atuação no IDM, Bete Jaguaribe; o ex-secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, em cuja gestão foi registrado o período de maior expansão do IDM; a colaboradora mais antiga da organização social que ainda está em exercício no IDM, Elis Xavier, e o primeiro diretor-presidente da instituição, Antônio Pádua Araújo, que foi representado por Suzana Costa.

Seis pessoas de gêneros, raças e idades diferentes posam para a foto segurando certificados da homenagem recebida na Alece
Os homenageados na pela Assembleia Legislativa na sessão alusiva aos 25 anos do IDM posam ao lado de Rachel Gadelha, diretora presidenta do Instituto, e da deputada estadual Larissa Gaspar, que propôs o requerimento para a solenidade

De acordo com a diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, o IDM colaborou fundamentalmente na construção de políticas públicas nas áreas em que atua, tendo a cultura como conceito-base que guia transversalmente as propostas implantadas pela instituição. Ela também destacou que a OS na cultura surge no Brasil com o Instituto Dragão do Mar, que é pioneiro e inovador no modelo de gestão, pautado pela parceria, diálogo e participação social, e que essa história deve ser lembrada e abraçada por todos os cearenses.

O IDM é pioneiro como primeira Organização Social de Cultura brasileira, com uma trajetória de 25 anos que celebra a força do campo cultural no estado. Em 2021 e 2022, a instituição passou por um processo de modernização que se tornou necessário ao longo das décadas, implantando um sistema digital unificado para gerenciamento dos fluxos de pagamento e recebimentos, desenvolvendo o App Cultura.CE, aprimorando a plataforma do Mapa Cultural do Ceará, entre outras mudanças significativas.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, enfatizou a importância de fortalecer a discussão sobre cultura e políticas culturais no espaço parlamentar, destacando que atualmente existem 27 equipamentos culturais no estado. Ela também apontou que o Ceará é visto como uma referência em políticas culturais e traçou um paralelo entre a luta de resistência liderada por Dragão do Mar contra o tráfico de escravos e o papel do Instituto Dragão do Mar na luta contra a opressão e autoritarismo. Cela defendeu ainda a parceria com organizações sociais, como o IDM, para a efetivação de políticas públicas no estado.

“Em seus 25 anos de existência, o IDM não só foi pioneiro. Mas foi ousado e criativo, como bom cearense. Combativo, libertário e resistente como Chico da Matilde, nossa inspiração maior. A história do Dragão inspira força e liberdade”, declarou Rachel Gadelha, diretora presidenta do IDM durante a Sessão Solene de homenagem ao instituto na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Além da deputada Larissa Gaspar, da diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, e da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, a mesa foi também composta pelo reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; do secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), Gustavo Vicentino; e da secretária-executiva da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Martir Silva. 

A solenidade contou ainda com a participação de públicos fundamentais na homenagem. Entre eles, Artur Bruno, assessor especial para Relação com os Municípios do governo do Ceará; Tiago Santana, presidente do Instituto Mirante, Organização Social de Cultura que também possui contratos de gestão com o governo; representantes de gestores dos equipamentos geridos pelo Instituto, do corpo colaborativo do IDM e colegiados do campo cultural.