CCBJ celebra conquistas de produções artísticas de alunos e alunas da Escola de Cultura e Artes do equipamento

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) celebra o sucesso e as conquistas do filme “Noites em Claro”, premiado em três categorias na Mostra de Curtas Fantásticos do 16º Curta Taquary e o espetáculo teatral “Fastio – Ceia da Fome”, premiado em duas categorias no 6º Prêmio Ceará Encena. O filme e o espetáculo foram produzidos durante os Cursos Extensivos de Audiovisual e Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

 “É muito gratificante receber esse prêmio aqui, na nossa casinha, no CCBJ”, conta Virgínia Deolics, que escreveu junto com Jeisy Santana, Anderson Nunes o espetáculo de teatro “Fastio – Ceia da Fome” durante o Curso Extensivo de Teatro do CCBJ. O espetáculo recebeu os prêmios de “Melhor Ator”, para Dudu Costa, e “Melhor Texto/ Autor(a)” no 6º Prêmio Ceará Encena.

O espetáculo, que estreou em novembro de 2022 no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, com exibições também no Theatro José de Alencar, traz como mote central o monopólio do poder e a mecanização dos corpos para tratar de assuntos como abandono, medos, fragilidade das relações, apagamento, liberdade e sonhos. Fastio convida o público a imergir numa sociedade em reconstrução. “Eu me sinto muito feliz por ter recebido esse prêmio junto com os meus colegas e o significado maior desse prêmio, pra mim, é resistência”, conta Jeisy.

O curta-metragem de terror “Noites em Claro”, produzido pela 2º turma do Curso Extensivo de Audiovisual do CCBJ, foi premiado em três categorias na Mostra de Curtas Fantásticos do 16º Curta Taquary, festival internacional de curta-metragem, que aconteceu entre os dias 16 e 22 de março na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. O filme foi premiado nas categorias de melhor filme, direção de arte e som. Além disso, o filme foi exibido no Santos Film Fest 2023 Mostra de Terror (SP) Tá Roxeda Mostra Periferias do Brasil (Sobral, CE).

Elvis Alves, diretor e roteirista do filme, conta que esse foi o primeiro festival que o filme concorreu e também o primeiro que ele e grande parte da equipe de produção participou. O prêmio é um resultado do esforço coletivo de artistas periféricas que encontraram no CCBJ a oportunidade e o acesso para realizar o projeto. 

Além disso, o filme “Saída para a luz do dia”, também produzido pela turma de 2022 do Curso Extensivo de Audiovisual do CCBJ, vem sendo exibido em diversas mostras e festivais nacionais, como LIFT-OFF GLOBAL NETWORK 2022, 8º Mostra Pajeú de Cinema 2023 (SP) 13° Mostra Curta Audiovisual (SP).

Nos orgulhamos de ser uma casa que desenvolve talentos incríveis em diversas linguagens artísticas, potencializando produções periféricas que trazem em suas narrativas as experiências vividas pelas pessoas envolvidas em cada fazer artístico. Ver trabalhos produzidos pelos jovens artistas formados no Centro Cultural Bom Jardim sendo reconhecidos e premiados nacionalmente nos traz orgulho e incentiva a equipe CCBJ a continuar alimentando sonhos, formando e especializando artistas da comunidade.

Sobre o Prêmio Ceará Encena

O Prêmio Ceará Encena 2019 – 2023 é organizado pelo Grupo Arte de Viver. Os vencedores foram anunciados e as premiações entregues na noite desta terça-feira (16/5), no Theatro José de Alencar, segundo escolha de uma Comissão Julgadora formada por profissionais reconhecidos no teatro cearense (Hemetério Segundo, Hiroldo Serra, Ueliton Rocon e Almeida Júnior), de acordo com regulamento publicado anualmente.

Sobre o Curta Taquary

Festival de Curta Metragens Nacionais e Internacionais realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, desde 2005. O projeto conta com incentivo do Edital de Apoio ao Fomento do Audiovisual do Estado de Pernambuco – Funcultura/Fundarpe e busca utilizar o audiovisual como ferramenta no processo de aprendizagem de estudantes de escolas públicas, além de ser um janela de difusão e promoção do panorama atual de curtas-metragens produzidos em todo Brasil e na América Latina.