IDM assume o Complexo Ambiental Caminhos do Horto – o terceiro Contrato de Gestão em meio ambiente

O Instituto Dragão do Mar (IDM) assinou o Contrato de Gestão do Complexo Ambiental Caminhos do Horto (Cacho) com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), no dia 26 de junho de 2022 e, desde então, gere o espaço dentro da proposta de unir educação ambiental, tradição, cultura, sacralidade e turismo. O equipamento, em Juazeiro do Norte, funciona em operação assistida  desde 13 de março de 2022. 

Como um atrativo que consolidará essas relações, o teleférico local conta com 26 cabines climatizadas, com estrutura para até mil passageiros por hora. O equipamento levará moradores da cidade e outros visitantes da Estação Romeiros (inferior) até a Estação do Horto (superior), na colina onde fica localizada a estátua do Padre Cícero, em um percurso de dois quilômetros com elevação de 200 metros. Isso permitirá também a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção e pessoas com deficiência a esse elemento devocional. 

“O Complexo Ambiental Caminhos do Horto vai aproveitar o fluxo de pessoas que transitam em função principalmente da devoção e da fé,  promovendo ações que têm em comum unir os elos entre cultura, meio ambiente e turismo sustentável”, afirma Thiago Rodrigues, gestor do equipamento. Para aproximar visitantes e população do novo espaço, foi disponibilizado o teleférico em funcionamento gratuito  todos os dias da romaria de Nossa Senhora das Dores, de 7 a 15 de setembro, quando Juazeiro do Norte, no feriado municipal, celebra a fé em sua padroeira com uma procissão.

Este é o terceiro Complexo Ambiental gerido pelo IDM por meio de Contrato de Gestão com a Sema Ceará. No Cariri (Região Sul do Estado), já há o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, onde os visitantes têm acesso a café, teleférico, trilhas e apresentações culturais, que priorizam artistas locais. Em Fortaleza, o Instituto gere o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba (COMAGS). Isso reflete uma parceria que se alicerça na experiência do IDM em conceituar e operacionalizar a Cultura como força motriz de reconhecimento e valorativa daquilo que é essencial ao ser humano: por exemplo, a preservação ambiental.