IDM assina dois novos Contratos de Gestão com o Governo do Estado

Dois novos Contratos de Gestão (CG) fazem parte do portfólio de gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba e a Casa de Antônio Conselheiro são, desde abril e maio, geridos pela Organização Social (OS) que já realiza esse trabalho em outros 12 espaços públicos do Governo do Estado.

O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), chega ao bairro para valorizar os povos tradicionais, preservar e difundir seus usos e costumes, história e cultura, incentivar o turismo sustentável e a conservação do mangue do Rio Cocó. Localizado no Parque Estadual do Cocó e vizinho ao Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba, reúne o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza e o Polo Ecoturismo e Educação Ambiental.

Já a Casa de Antônio Conselheiro é o mais novo integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) Esse importante espaço público visa a preservação do patrimônio que representa parte essencial da história do Estado: a casa onde Antônio Vicente Maciel nasceu e passou parte da sua vida. Anos mais tarde, ele se tornaria Antônio Conselheiro, o líder religioso e social que guiou uma comunidade de forma independente nos primeiros do Brasil República, em Canudos, interior da Bahia, tendo enfrentado o poderio bélico do Governo recém-estabelecido. O espaço ao mesmo tempo homenageia o filho ilustre de Quixeramobim, promove a cultura e possibilita pesquisas e estudos.

O Complexo da Sabiaguaba e a Casa de Antônio Conselheiro contribuem para materializar no IDM a transversalidade da Cultura, que também se faz presente na valorização dos hábitos e costumes dos povos tradicionais, na nossa memória e história, e no permanente diálogo entre o saber-fazer humano e a preservação do meio ambiente”, afirma Rachel Gadelha, diretora-presidenta do IDM.