Escola de Gastronomia Social abre processo seletivo para cursos de Cozinha, Confeitaria e Panificação
De 29 de abril a 13 de maio as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Cozinha, Confeitaria e Panificação poderão ser realizadas de forma on-line

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes de Confeitaria, Cozinha e Panificação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, de 29 de abril a 13 de maio, no site gastronomiasocial.org.br.
No total, são 140 vagas distribuídas entre os três cursos, nos turnos manhã e tarde. Todos os cursos são gratuitos e presenciais. Os cursos de Panificação, Cozinha e Confeitaria acontecem de junho a setembro. A aula inaugural acontecerá no dia 6 de junho de 2025.
Para participar da seleção, os candidatos devem acessar o site da Escola, com RG, CPF e comprovante de endereço em mãos para preencher o formulário.
Os pré-requisitos são:
- Idade a partir de 18 anos
- Ensino Fundamental completo
- Disponibilidade no período do curso (manhã ou tarde), de segunda a sexta-feira
- Pessoas inseridas em ações afirmativas e/ou em situação de vulnerabilidade social terão prioridade na ocupação das vagas
Em caso de indisponibilidade de meios eletrônicos para a realização da inscrição, haverá um colaborador da EGSIDB disponível para realizar a inscrição de forma presencial e/ou tirar dúvidas, na sede localizada na Rua Manoel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe).
Para a segunda fase, os candidatos devem dispor de tempo para realizar a entrevista, que será feita exclusivamente de forma presencial na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, conforme cronograma do processo seletivo.
Cronograma – Processo seletivo – Cursos Profissionalizantes 2025.1
Até 13/05: | Inscrição on-line pelo site www.gastronomiasocial.org.br |
16/05: | Divulgação da 2ª fase (Entrevistas) no site www.gastronomiasocial.org.br |
19, 20, 21 e 22/05 das 9h às 12h e das 13h às 17h: | Período de entrevistas presenciais, na Escola de Gastronomia Social |
27/05: | Resultado final no site www.gastronomiasocial.org.br |
28, 29 e 30/05: | Matrícula dos alunos selecionados na secretaria da Escola de Gastronomia Social |
06/06/2025: | Aula inaugural e início das aulas |
Junho a setembro: | Período de aulas dos cursos profissionalizantes, de segunda a sexta |
Quem fez
Danielle Silva já tinha um pequeno negócio próprio, uma padaria, com o marido que fez o curso de Panificação na Escola. No entanto, decidiu fazer o curso de Confeitaria, em 2024, para ampliar as possibilidades gastronômicas e adicionar mais variedade em suas vendas. Ela aprendeu a preparar os doces que incrementam a rotina em seu estabelecimento e já são sucesso de vendas.
“As vendas da padaria subiram 100%, minha vida mudou completamente depois do curso, graças a Deus estamos vendendo bastante graças a todo aprendizado e reconhecimento da escola que já tinha meu coração e agora nem se fala”, afirma.
Albert Mitchell, pernambucano de nascimento, formado no curso de Cozinha em 2024, reafirma suas conquistas após a conclusão do curso na Escola. A formação de Albert na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) foi um divisor de águas em sua trajetória profissional e pessoal.
“Na escola, aprendi a trabalhar com produtos que nem imaginava serem possíveis de usar. Um simples ingrediente da horta pode se tornar um prato extraordinário, e foi isso que me mostrou a gastronomia”, conta Albert.
Hoje, ele trabalha no renomado Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, uma das principais referências em gastronomia no Estado. Ele reconhece que foi a formação profissionalizante na EGSIDB que abriu as portas para o mercado e o preparou para enxergar a cozinha com um olhar sensível, técnico e cultural.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Serviço:
Inscrições para o processo seletivo dos Cursos Profissionalizantes 2025.1
Até 13 de maio pelo site: www.gastronomiasocial.org.br
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE.
E-mail: [email protected]
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial