Visibilidade Trans: Cultura e Arte em Destaque no IDM

Programação reúne shows, oficinas e diálogos em homenagem à data

O projeto Ita!ball propõe uma dramaturgia sobre a Cultura Ballroom, reconhecendo o passado e
projetando um futuro, por meio de temáticas que se conectam.

Em celebração ao Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a Rede de Equipamentos Culturais geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) preparou uma programação diversificada que destaca a cultura, arte e estética das pessoas trans. As ações buscam promover a valorização das identidades, criações e produções artísticas e culturais, proporcionando um espaço inclusivo e de evidência para a comunidade LGBTQIA+.

Centro Cultural do Bom Jardim – CCBJ

Programação: 1º Edição TRANSFESTIVAL 2024

O TransFestival, marcado para o dia 27 de janeiro, é um evento que reúne diversas expressões artísticas e culturais, incluindo oficinas, apresentações musicais, dança, performance e exibições audiovisuais. A primeira edição contará com shows das artistas Maw e Mumutante, a partir das 18h no Teatro Marcus Miranda CCBJ. A segunda edição, em parceria com os coletivos Polo Trans e Gueto Queen, ocorrerá no mês de fevereiro.

Programação
18h: Show com a Artista Maw – MawTrans: Transgredir, Transformar, Transbordar.
19h: Show com Mumutante – MUMUTANTE em MUTAÇÃO RARA.

Serviço:
TransFestival
27 de janeiro (sábado), 18h às 20h.
Local: Centro Cultural do Bom Jardim, Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa.
Acesso Gratuito.

Theatro José de Alencar

2ª Marcha Trans de Fortaleza

A programação do evento inicia às 15h30 com a concentração na Calçada do TJA, as pessoas participantes podem criar cartazes utilizando materiais fornecidos, enquanto desfrutam da apresentação do grupo ‘Batuq Delus’. Às 17h, um cortejo pelas ruas do Centro de Fortaleza será conduzido pelo Coletivo Carnaval no Inferno. O dia culmina às 19h com o evento “T de Trans Ball” embaixo do Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, celebrando a diversidade e a expressão cultural. (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Serviço:
2ª Marcha Trans de Fortaleza
28 de janeiro (domingo), às 15h.
Onde: Calçada do TJA (concentração), seguindo pelas ruas do Centro de Fortaleza (cortejo) e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (“T de Trans Ball”).
Gratuito

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) 

Programa: Da Ponte pra Cá – T de Trans Ball: A transcendência da cultura ballroom

O Centro Dragão do Mar traz a cultura ballroom para espaços tradicionais com a T de Trans Ball. O evento, marcado para o dia 28 de janeiro, das 16h às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, contará com apresentações, competições emocionantes e muita música, celebrando a diversidade da comunidade LGBTQIA+.

Serviço:
T de Trans Ball: A transcendência da cultura ballroom
28 de janeiro (domingo), 16h às 21h.
Espaço Rogaciano Leite Filho.
Acesso Gratuito.

Temporada de Arte Cearense

2º Festival de Artes Trans Thina Rodrigues

No dia 26 de janeiro, das 19h às 22h, no Ponto de Cultura LGBTQIA+ Arte de Amar, acontecerá o 2º Festival de Artes Trans Thina Rodrigues, com ato show, homenagens e apresentações de trans.

Serviço:
26 de janeiro, às 19:00
Classificação indicativa: Livre
Local: Ponto de Cultura LGBTQIA+ Arte de Amar

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)

Programação: “Criar arte também é criar metodologias de existir” – uma vivência com Bárbara Banida

No dia 31 de janeiro, às 18h30, na Outra Casa Coletiva, a artista não-binária transfeminina Bárbara Banida compartilhará sua experiência profissional, destacando a criação de metodologias de existir e resistir.

Serviço
Dia 31/01, às 18h30h
Local: Outra Casa Coletiva (R. Instituto do Ceará, 164 – Benfica)

Escola Porto Iracema das Artes 

Programação: “Vivência com Uýra Sodoma” – Encontro Transpor do Sol com a artista e educadora Uýra Sodoma.

No dia 29 de janeiro, às 16h, na Praia do Poço da Draga, ocorrerá o evento com brincadeiras, conversas e troca de experiências. A atividade busca o fortalecimento dos laços e a afetuosidade entre os presentes. Durante a ação, um piquenique será realizado com o público, aproveitando a vista do pôr-do-sol da praia do Poço da Draga e incentivando reflexões intimistas sobre as vivências de pessoas trans.

Serviço
Dia 29/01, às 18h30h
Local: Praia do Poço da Draga (Avenida Almirante Tamandaré)

Todas as ações são gratuitas e uma ótima  oportunidade de celebrar a diversidade e a arte durante a programação dedicada à Visibilidade Trans na rede de equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar.