Um novo olhar para as experiências formativas

Bete Jaguaribe
Diretora de Formação

A Diretoria de Formação do IDM é responsável por acompanhar as experiências de formação desenvolvidas pela rede de equipamentos, orientando na tomada de decisões e no planejamento de suas ações. Nesse intuito, promove constantes momentos de reflexão, diálogos e partilhas entre os gestores e coordenações pedagógicas para qualificar as ações, além de empreender processos de avaliação e de sistematização dessas experiências.

Tem como princípio a compreensão da centralidade que o processo formativo ocupa no mundo contemporâneo e atua de modo a incitar a articulação de tais experiências com a vida social, cultural e política do país, contemplando os debates e pautas mais atuais, especialmente no que diz respeito às temáticas das diversidades. O IDM tem um conjunto extraordinário e diverso de experiências, que trazem um acúmulo valioso de atuação em diferentes áreas do conhecimento, que devem, sobretudo, levar em consideração as relações articuladas em rede.

As principais pautas adotadas se dão no sentido de uma maior integração e qualificação dessas experiências para consolidar o pensamento do IDM acerca da formação em Arte, Cultura, Patrimônio, Cultura alimentar, Meio ambiente e Esportes. Atuamos com o objetivo de identificar as iniciativas disponibilizadas por cada equipamento e de trazê-las ao conhecimento de todos os envolvidos, de forma a potencializar planejamentos estratégicos e articulados.

Ao longo do ano de 2022, cada equipamento comprometeu-se com a elaboração e/ou a revisão dos Projetos Pedagógicos das respectivas experiências de Formação, a fim de aprimorar as fragilidades diagnosticadas, impulsionar as potências e permitir a reflexão e construção coletiva por parte da comunidade escolar. Elaboramos, ainda, a Política de Formação do Instituto Dragão do Mar, que sistematiza e apresenta os princípios, objetivos, diretrizes políticas e pedagógicas. No intuito de nortear a ação formativa das várias experiências, a política institui, também, um exercício de reflexão a partir da experiência acumulada nos diversos campos do conhecimento que integram a rede de equipamentos.

Acesse o relatório de gestão IDM 2021-2022.

Bete Jaguaribe
Diretora de Formação