Selo marca os 25 anos do Instituto Dragão do Mar

O IDM faz parte da história da Cultura no Ceará e no Brasil. Isso, sua recente modernização e a ampliação de equipamentos e áreas de gestão o qualificam para olhar para os próximos anos investindo em inovação e relevância para os cearenses

Em fundo laranja-claro, os números "2" e "5" estão em laranja-escuro e aparecem em destaque, em formas estilizadas. Ao lado está a palavra "Anos" em preto. Os números "1998-2023" estão em laranja. Todas as fontes são sem serifa.
O Selo comemorativo marca a trajetória que afirma a confiança depositada pelos cearenses, na primeira Organização Social de Cultura do Brasil, e a capacidade de gerir projetos e temas alinhados pela fluidez do campo cultural. Desenhado por Daniel Firmino

A força do Instituto Dragão do Mar em seus 25 anos, os muitos significados da instituição para a Cultura, seu olhar para o futuro e a inovação inspiram os elementos visuais que dão origem à nova Identidade Visual (IDV) e ao Selo de 25 Anos da mais antiga Organização Social em Cultura no Brasil. No Selo, elementos geométricos, que remetem ao profissionalismo da organização, são mesclados com formas orgânicas, que passam a ideia de familiaridade, remetendo à história e confiança depositada no Instituto, mas também aludem à fluidez que é muito própria do campo artístico e cultural, à diversidade de pessoas, cada um com suas características únicas, o que nos leva a uma riqueza em projetos, equipamentos e áreas de atuação. 

Um dos desafios foi inserir a cor “Bege” na IDV e na logo. Sobre isto, Daniel Firmino, designer desses produtos, afirma: “Fiz uma pesquisa pois já existiam cores na Identidade Visual e acrescentar uma nova implica diretamente naquelas pré-existentes. Após essa pesquisa, optei pela cor Bege. Isso porque além de transmitir a ideia de calma e remeter ao clássico, ela contrasta perfeitamente com as outras cores que já existiam”.

Segundo ele, o processo de desenho do selo 25 Anos foi bem manual, com rascunhos em cadernetas e o aprimoramento desse trabalho em softwares específicos. O selo é um conjunto de elementos geométricos mesclados com formas orgânicas que, juntas, contam essa história de confiança, relacionamento com o campo cultural, contribuição para a execução de políticas públicas e inovação que o IDM significa para o Ceará.