Ricardo Borges assume a gestão do Complexo Ambiental Caminhos do Horto

Com especialização em Arqueologia Social Inclusiva e mais de 23 anos de experiência em desenvolvimento sustentável no Cariri, o novo gestor continuará as ações de integração entre sociedade e meio ambiente, reforçando o papel do turismo nestas iniciativas

Um homem pardo, de óculos na testa e camiseta azul encara a câmera, em meio à spedras que circundam um penhasco
Ricardo Borges assume o CAC.Horto trazendo uma trajetória repleta de êxitos na área socioambiental

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC.Horto) tem como missão promover a integração da sociedade com o meio ambiente por meio da cultura e do turismo. Para colaborar com essa importante missão, Ricardo Borges, sócio-fundador da ACONGUIA – Associação dos Ambientalistas Condutores e Guias de Turismo do Cariri, é o novo gestor executivo deste equipamento público da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Ricardo Borges assume o desafio trazendo uma ampla trajetória na área socioambiental: além da ACONGUIA, colaborou com a Rede Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Associação Cristã de Base (ACB), entre outras organizações. Com especialização em Arqueologia Social Inclusiva, sua experiência de mais de 23 anos em atividades sociais e ambientais no território da Chapada do Araripe conta muito no êxito dessa nova missão. 

Anteriormente, o publicitário Thiago Rodrigues ocupou a mesma posição de setembro de 2022 a maio de 2023, na gestão de implantação das operações,  seguido pela liderança interina do coordenador técnico do espaço, Ícaro Costa, de maio a setembro de 2023. Ícaro segue contribuindo com esse trabalho em seu cargo de  origem. A eles, o IDM, a SEMA e o CAC.Horto agradecem o esforço e desempenho ao mesmo tempo que recebem e dão as boas-vindas ao novo gestor. 

“Vamos dar sequência ao incentivo e promoção de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a integração da sociedade com o meio ambiente. Vamos também reforçar o papel fundamental do turismo sustentável na promoção do desenvolvimento da região”, destacou Ricardo.

Complexo Ambiental Caminhos do Horto

Uma grande rede que tem Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se no equipamento o clima ameno para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento e o desenvolvimento social.