Nota em defesa da democracia  

O Instituto Dragão do Mar (IDM) se une às diversas instituições que neste momento reafirmam a importância da Democracia no Brasil.  Nos posicionamos contra os atos que ferem nossa democracia, nosso patrimônio cultural e nossas instituições. 

Como uma Organização da Sociedade Civil responsável pela gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em Fortaleza e no interior do Ceará, com atuação em Artes, Meio Ambiente, Esportes, Gastronomia Social, Patrimônio e Memória compreendemos que o respeito ao patrimônio é pressuposto básico para o desenvolvimento sociocultural.

Desejamos e defendemos a estabilidade da nossa Democracia, pois as garantias do Estado Democrático de Direito são essenciais para que possamos trilhar o caminho da retomada dos direitos constitucionais, tão caros à nossa sociedade. Somos a favor da responsabilização de cada pessoa envolvida nos atos de depredar e dilapidar parte importante do patrimônio nacional. Mas, sobretudo, devem ser julgados por atacar as instituições garantidoras da Democracia. 

É hora de dizer não à ignorância, à insanidade e ao desrespeito! Que toda e qualquer intenção de golpe seja coibida e que o resultado das urnas, que, mais que a vitória de um candidato, significa uma vitória da democracia brasileira, seja respeitado.