Mulheres Negras Resistem lança curso de extensão para fomentar o protagonismo de mulheres negras

O Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Ceará apoiam institucionalmente a capacitação, que ocorrerá presencialmente na Bece

Doze mulheres negras, em roda, de máscaras, cores de cabelos e das roupas variadas, dão as mãos. Ao centro, uma mulher negra, de máscara branca, blusa azul e saia azul estampada. Atrás delas, um muro branco com grafite.
O curso de extensão vai fomentar o protagonismo feminino e negro, por meio da formação de quadros de representação social e política. Foto: Divulgação/ Mulheres Negras Resistem

O coletivo Mulheres Negras Resistem (MNR) realiza o curso de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”, com apoio institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM) e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Com carga horária de 60 horas, a capacitação é coordenada pelas professoras Vera Rodrigues, Ariadne Rios e Mona Lisa da Silva, com aulas quinzenais, presenciais, aos sábados, de 18 de março a 01 de dezembro de 2023, das 9h às 12 horas (podem ocorrer algumas aulas noturnas, durante a semana), na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

O objetivo é fomentar o protagonismo feminino e negro, por meio da formação de quadros de representação social e política. A capacitação fundamenta sua base de conhecimento em produção de intelectuais negras como Lélia Gonzalez, OYÈWÚMI Oyèronké, Sueli Carneiro, Djamila Ribeiro, Marielle Franco, Mara Viveiros, entre outras pensadoras afrolatinoamericanas. 

Para ter acesso ao curso, voltado para mulheres negras, as interessadas devem preencher o formulário de inscrição (link no Serviço), no qual um dos campos é para anexar uma foto, e participar do processo seletivo, composto ainda por uma entrevista coletiva, na Bece. As selecionadas serão avisadas por e-mail e Instagram. 

Como parte da Política de Formação interna e fomento à equidade racial do IDM, há reserva de 10 vagas para mulheres negras colaboradoras do Instituto. Para ter acesso ao curso, as colaboradoras interessadas devem preencher o formulário de inscrição (link ao final desse e-mail) e registrar, no campo “E-mail”, o primeiro a ser preenchido, seu endereço eletrônico vinculado ao IDM (NOME.SOBRENOME@idm.org.br). Já no campo “Como ficou sabendo do Projeto Mulheres Negras Resistem?”, marcar a opção “Instituto Dragão do Mar”.

Ao concluir o curso, espera-se que as participantes sejam extensionistas e multiplicadoras do conhecimento adquirido e possam assumir e fomentar o protagonismo de mulheres negras no desempenho de funções de liderança em instituições públicas e privadas.

As coordenadoras:

Vera Rodrigues – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Ariadne Rios – Rede de Mulheres Negras do Ceará

Mona Lisa – Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

SERVIÇO

Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras

Reserva de 10 vagas para colaboradoras negras do IDM

Inscrições: 13 a 28.02.2023

Formulário para inscrição: https://forms.gle/xiHxkx6hT6EGF5QNA

Divulgação do resultado (via Instagram e e-mail): 15.03.2023

Início das aulas (aula inaugural): 18.03.2023

Mais informações: acesse aqui o planejamento completo do Curso

Contato: mulheresnegrasr2018@gmail.com