Modernização como base de excelência na gestão

ADRIANA VICTORINO
Diretora de Planejamento e Gestão

A Diretoria de Planejamento e Gestão é um dos principais eixos de sustentação do IDM, por oferecer as bases essenciais para serem alcançados os objetivos institucionais. Nossa principal atribuição é realizar o planejamento e a coordenação das atividades relacionadas à administração e às finanças; coordenar e fiscalizar a aplicação de recursos na execução de projetos; as atividades referentes a aquisições e contratações; a manutenção preventiva e corretiva nas unidades administrativas em seus aspectos técnicos e estruturais e a regularidade documental. 

Estão, ainda, sob a responsabilidade desta diretoria a definição de metodologias e mecanismos de planejamento, mensuração, acompanhamento e controle das ações realizadas nos equipamentos e projetos, monitorando o desempenho das ações, metas, indicadores e resultados alcançados.

A renovação da diretoria, em março de 2021, mobilizou uma série de iniciativas de aperfeiçoamento institucional, com maior eficiência alcançada por meio de tecnologias e ferramentas, gerando resultados mais consistentes. Teve des-
taque o mapeamento e redesenho dos processos, que deu base para a modelagem do novo Sistema de Gestão Integrado. Também fomos resolutivos em face do passivo trabalhista, contando com o apoio fundamental da Secult Ceará.

Atualizamos o Regulamento das Contratações, elaboramos uma Política de Compras e revisamos o inventário patrimonial. Foi realizado um diagnóstico gerencial e financeiro para identificar oportunidades de otimização de recursos, com renegociação com parceiros de negócios e novos pregões de serviços terceirizados. Outra contribuição importante foi a qualificação do planejamento dos contratos de gestão, que contou com um processo de análise e parametrização de rubricas, indicadores e metas. Para dar conta dos desafios desse novo contexto e atender ao novo desenho institucional, foi reestruturado também o organograma da sede do IDM.

Dessa forma, a Diretoria de Planejamento e Gestão fez importantes avanços na busca por uma gestão de excelência, que se refletem diretamente na sustentabilidade da rede pública de equipamentos sob responsabilidade do IDM,
na potencialização das políticas culturais e no desenvolvimento sociocultural dos cearenses.  

Foto de Adriana Victorino.