Instituto Dragão do Mar recebe em três equipamentos a programação do 3º FESTin

Sabiaguaba, Centro de Fortaleza e Quixadá são locais onde o IDM será ponto de exibição de diferentes filmes da mostra internacional de países falantes do Português

Três garotos (um branco e dois negros),de roupas em cores variadas, conversam em círculo próximos a uma árvore frondosa. Um deles(de camisa azul, short cáqui e boné vermelho) está sentado na raiz da árvore. Os dois outros estão virados para ele, em pé.
“Bola da Vez” traz uma jornada pela infância e paisagens escondidas de Goiás. A ficção será exibida na Mostra Infantil

O Instituto Dragão do Mar (IDM) comemora a parceria para a chegada da 3ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, ao Ceará. O evento, que já passou por nações lusófonas como Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique, retorna este ano ao estado entre os dias 29 de setembro e 06 de outubro, promovendo exibições de filmes de longa e curta metragem e debates relevantes sobre a produção cinematográfica dos países de língua portuguesa.

Em uma ação que conecta três equipamentos geridos pelo IDM, a programação inicia-se em grande estilo no Cineteatro São Luiz, em 29 de setembro, com a exibição do filme “Noites Alienígenas”, sob a direção de Sérgio Carvalho. Para o público infantil, o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba será palco da Mostra Infantil, no dia 01 de outubro. Em Quixadá, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe as produções de 04 a 06 de outubro.

A realização permite que ocorra um diálogo com essa filmografia em equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA), como é o caso da Sabiaguaba, e espaços públicos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), como é o caso da Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e São Luiz (Fortaleza), numa iniciativa só possível por existir um sistema de 16 equipamentos geridos pelo IDM, tendo a Cultura e seus desdobramentos, arte, pertencimento, hábitos de vida, como linha para costurar essa rede. 

Confira aqui a programação completa nos equipamentos do IDM

Saiba mais

De 04 a 06 de outubro, o festival também acontecerá na Faculdade Rodolfo Teófilo – FRT, da Rede Multiversa (Fortaleza), no Teatro Francisca Clotilde (Aracati) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB (Redenção). 

Com entrada gratuita, o FESTin-Ceará exibe filmes em caráter não competitivo e fortalece a interculturalidade e o intercâmbio cultural entre os países lusófonos. O festival se posiciona como uma das principais vitrines para produções da CPLP, comunidade que engloba nove nações lusófonas.

Serviço
FESTin-Ceará – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa acontece dia 29 de setembro, em Fortaleza, e 1 a 6 de outubro, em Fortaleza, Aracati, Quixadá e Redenção. Gratuito.
Onde: Fortaleza: Cineteatro São Luiz, Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, Faculdade Rodolfo Téofilo da Rede Multiversa. Quixadá: Casa de Saberes Cego Aderaldo. Aracati: Teatro Francisca Clotilde. Redenção: UNILAB.
Horário: 9h às 21h

Site do evento