IDM assina parceria com Google Arts & Culture

Na primeira fase da parceria, terão seu acervo representado na plataforma digital o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, a Biblioteca Estadual do Ceará, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Fotografia: Reprodução/Google Arts & Culture


Uma imersão virtual explorando a arte de inúmeros lugares do mundo. Esse intercâmbio cultural é possível no Google Arts & Culture (GAC). Criada em 2011, a plataforma disponibiliza conteúdo de mais de 2 mil museus em 80 países. Neste ano, chegou a vez do Ceará mostrar o potencial de seus equipamentos culturais por meio de uma parceria inédita através do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Pessoas do mundo inteiro terão a oportunidade de conhecer a cultura cearense visitando acervos que carregam a história do nosso estado. “A iniciativa coloca o Ceará como farol de parcerias inovadoras, trazendo visibilidade frente a projetos globais e oportunizando trocas recíprocas com outros polos culturais de todo o mundo”, afirma Camila Maia, Coordenadora de Articulação Institucional do IDM. A Organização é a primeira instituição do nordeste brasileiro a formalizar essa parceria.

Nessa primeira fase, vão participar o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, a Biblioteca Estadual do Ceará, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que contará também com páginas específicas para o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense. Todos fazem parte da Rede de Equipamento Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, primeira e maior importante parceira do IDM. Para Lenildo Gomes, diretor de articulação institucional do IDM, “a presença de acervos do Ceará no Google Arts & Culture não só é o reconhecimento de nossa cultura no cenário mundial, como também é importante em seu caráter histórico, uma vez que contribui para manter a memória cultural do Ceará viva e dinâmica, conectando-a com outras culturas”’, afirma.

O termo de parceria assinado entre o Google Arts & Culture (GAC) e o IDM prevê a criação de páginas na plataforma digital para disponibilização de exposições, tours virtuais e outros conteúdos, além de treinamento e apoio na digitalização de acervos. Assinado o termo de parceria, os primeiros passos já estão sendo realizados, mobilizando as equipes de cada equipamento na elaboração do seu plano de trabalho para a catalogação e digitalização do acervo e criação das primeiras histórias e exposições virtuais.

Google Arts & Culture

Das pinturas no quarto do Van Gogh, à cela de prisão do Nelson Mandela, o Google Arts & Culture é uma plataforma imersiva para explorar arte, história e maravilhas culturais ao redor do mundo, O aplicativo do Google Arts & Culture é grátis e está disponível em desktop, iOS e Android. O Google Arts & Culture tem sido um parceiro de inovação para instituições culturais desde 2011.