Escola de Gastronomia Social abre processo seletivo para bolsas de incentivo à pesquisa em cultura alimentar e gastronomia social

Inscrições de projetos relacionados com os temas da cultura alimentar e gastronomia social poderão ser realizadas até 13 de julho no Mapa Cultural do Ceará

Um plano de fundo colorido e as frases em letras brancas:
"Edital da 6ª Edição"
"Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social"
"Processo seletivo"
As inscrições são gratuitas, unicamente via Mapa cultural e estão abertas até 13 de julho

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB),  instituição da Secretaria da Cultura do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar, lança, nesta quarta-feira (07), o edital de seleção de projetos para a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 13 de julho, nos sites da Escola e do Mapa Cultural do Ceará. 

O Laboratório de Criação é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos transdisciplinares, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os pesquisadores recebem orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, por meio de orientações, oficinas e palestras.

De acordo com Vanessa Moreira, coordenadora de Cultura Alimentar da EGSIDB, o programa possui o propósito de criar ou qualificar produtos alimentícios, utensílios, processos de produção, tecnologias sociais, metodologias, estratégias de valorização de produtos e serviços, e registros que fortaleçam o desenvolvimento local. 

“Os impactos socioculturais acontecem quando a gente consegue de fato intervir nos processos de produção de pequenos empreendedores. Contribuir com os processos de produção, elaborando tecnologias ou criação de processos para novos produtos, pensando processos de inovação, é uma forma dos pequenos produtores competirem no mercado e gerarem iniciativas de empreendedorismo social. Pensamos as análises laboratoriais, as rotulagens, embalagem, identidade visual da marca e isso tudo são possibilidades de criar estratégias de valorização de produtos, fomentando o desenvolvimento local”, comenta Vanessa Moreira.  

O processo seletivo conta com duas etapas, compreendendo análise de documentação enviada e entrevista. Demais informações sobre o processo de seleção deverão ser consultadas no edital.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

SERVIÇO – Processo seletivo para o 6º Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Período de inscrições: 07 de junho a 13 de julho

Inscrições gratuitas no site do Mapa Cultural do Ceará. 

Edital completo: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/files/opportunity/4305/edital_6ª_edição_do_laboratório_de_criação_data_7.06.23.pdf

Formulário para inscrição: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/4305/

Início das atividades dos laboratórios: Agosto/2023