Dialogar, colaborar e construir em rede

Lenildo Gomes
Diretor de Articulação Institucional

A Diretoria de Articulação Institucional tem atuação transversal na estrutura de gestão do IDM. Dialogando diretamente com as demais instâncias administrativas, conduz a execução das atividades do Instituto de forma alinhada às diretrizes do modelo de gestão em Rede, uma realidade nova no âmbito da instituição.

O processo histórico de crescimento do número e da diversidade de equipamentos geridos pelo IDM, junto a um complexo contexto de relações e formas de fazer, ajudam a explicar o cenário encontrado em 2021: pequenas e grandes ilhas de experiências em gestão cultural com um mar de possibilidades de aproximações, integrações, diálogos e compartilhamentos.

Havia uma sensação de descontinuidade nos fluxos internos de trabalho entre os processos administrativos e os processos finalísticos e entre as atividades sob responsabilidade da sede da instituição e as das equipes alocadas em suas diversas unidades administrativas. Aproveitar as qualidades preexistentes nesse cenário para tecer essa rede, portanto, passou a ser o elemento central da construção de uma nova fase institucional do IDM, presente de forma transversal em praticamente todas as ações realizadas no período compreendido no relatório.

A partir da mudança de gestão, em 2021, a Diretoria de Articulação Institucional planejou sua atuação de modo mais alinhado às novas práticas de gestão. Seu escopo integrou as experiências de difusão e de fruição da Rede de Equipamentos, o fortalecimento das ações em Rede, a gestão de parcerias e, por fim, o desenvolvimento de projetos.

A Diretoria de Articulação Institucional também teve, nos últimos anos, papel estratégico na realização do planejamento integrado da Rede, com diretrizes comuns aos equipamentos, padronizações instrumentais e orientações para maior colaboração entre os espaços. Conduziu, ainda, discussões fundamentais sobre ações afirmativas para qualificar os processos institucionais a partir da diretriz de diversidade, inclusão e redução de desigualdades. É tarefa nossa também assessorar a Presidência em relações institucionais em diferentes esferas (governamentais, instituições privadas etc.), qualificando o relacionamento do IDM com a sociedade em geral e promovendo um reposicionamento institucional – plural, acessível e democrático.

Leia o relatório de gestão 2021-2022 do Instituto Dragão do Mar

Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM