Conheça melhor o IDM e seus 26 anos de história

A imagem mostra uma cerimônia em um auditório com cadeiras ocupadas por espectadores voltados para a frente. Há uma grande mesa ao fundo com pessoas sentadas, e um homem está de pé falando ao microfone. O local é amplo e decorado com as bandeiras do Brasil e do estado do Ceará, além do logo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE). Há pessoas em pé nas laterais observando o evento.
Em 2023, ao completar 25 anos, o Instituto Dragão do Mar foi homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará

Neste dia 10 de março, quando o Instituto Dragão do Mar (IDM) comemora seus 26 anos, celebra também a força da Cultura no Ceará, a inovação e a modernização da sua gestão desde que, em 1998, houve a Assembleia Geral de Constituição do então Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), denominação que vigorou até 2013. Desde então, como “Instituto Dragão do Mar (IDM)” é a Organização Social (OS) que realiza a gestão de experiências de formação e fruição cultural, nas áreas das artes, memória e patrimônio, esporte, gastronomia social e meio ambiente.

De lá para cá, o crescimento foi significativo, acompanhando o que ocorreu em equipamentos e consolidação de Políticas Públicas em Cultura no Ceará: no começo, o Contrato de Gestão do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) ocupava todo seu escopo de atuação. Hoje, são geridos, incluindo este primeiro cuja forte conexão leva as pessoas a confundirem as duas instituições, 16 espaços públicos do Governo do Estado, entre eles o Theatro José de Alencar (TJA), Cineteatro São Luiz e o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. A instituição trabalha atualmente com três secretarias e a Superintendência do Sistema Educacional de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará (Seas-CE).

Assim, o IDM tem a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) como sua maior e mais antiga parceira, atuando em 12 equipamentos culturais: 1) Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 2) Theatro José de Alencar, 3) Cineteatro São Luiz, 4) Centro Cultural Bom Jardim, 5) Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, 6) Hub Cultural Porto Dragão, 7) Escola Porto Iracema das Artes, 8) Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, 9) Biblioteca Estadual do Ceará, 10) Vila da Música (Crato), 11) Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim) e 12) Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá).

A parceria se estende ainda a projetos especiais, como o Festival MI 2022, a Temporada de Arte Cearense (TAC) e a Bienal Internacional do Livro do Ceará 2022.

A transversalidade da Cultura e o modelo de gestão em rede que o IDM apresenta permitiram ainda a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (Sema): agora são geridos também o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, local que congrega a memória dos Povos tradicionais da região, ali presentes sobretudo por meio da Gastronomia e do Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, que reúne seus relatos e histórias; o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, em Juazeiro do Norte, que além do teleférico do Horto realiza ações formativas e de fruição cultural unindo religiosidade, tradição e desenvolvimento sustentável; e o Complexo Ambiental Mirante do Caldas que, no Cariri, em Barbalha, ancora entretenimento dentro da Floresta Nacional do Araripe para a fruição da rica cultura popular local. A Secretaria do Esporte do Ceará mantém com o Instituto Dragão do Mar a gestão do Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO) que também articula a formação pedagógica e a cultura aliadas ao esporte. Há ainda projetos especiais como o Trilharte, integrante do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), desenvolvido junto à Superintendência do Sistema Educacional de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará – SEAS CE.

A fotografia captura um grupo de pessoas dançando breakdance em uma área coberta por uma estrutura circular com colunas. No centro, uma pessoa está realizando um movimento de dança no ar, apoiando-se apenas em uma mão, enquanto os outros observam ou esperam sua vez. A cena transmite energia e movimento e parece ser uma prática informal ou encontro social de dançarinos. Ao fundo, podemos ver um ambiente urbano com palmeiras e edifícios.
O IDM tem a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) sua maior e mais antiga parceira, atuando em 12 equipamentos culturais, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A ampliação do escopo de atuação do Instituto Dragão do Mar foi possível graças à ampliação simbólica do que é a Cultura e como ela, direito fundamental do ser humano, é pilar para o acesso a outros direitos, como a preservação do Meio Ambiente e a Educação. Assim, para atuar em diversas esferas, foi adotado um modelo de gestão em rede que permite a estruturação de complexos ambientais, passando por escolas de cultura e também de esportes, referência em gestão pedagógica, espaços de fruição plural das artes que expõem as mais diversas linguagens e atraem públicos distintos, chegando à confluência dessas áreas que compõem os saberes e fazeres do campo simbólico humano em um modelo que permite harmonizá-los.

Organizações Sociais e participação da sociedade civil na gestão

Uma Organização Social (OS) é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. Assim, possibilita um modelo de parceria público-privada em gestão: O IDM, ao ser qualificado como OS, o que ocorreu em 03 de julho de 1998, pôde assinar Contratos de Gestão junto às secretarias para administrar equipamentos e espaços públicos. O modelo é bastante específico. Nele, a OS recebe as diretrizes das políticas públicas que devem ser executadas e as transforma num plano de trabalho, contribuindo de forma qualitativa para que os recursos e as políticas públicas cheguem até os cidadãos. Mas, isso também permite, por meio de conselhos e do diálogo com diversos segmentos sociais, uma forte presença da sociedade civil organizada na própria gestão. 

Em todo esse escopo de tornar a gestão mais profissional, expandir relacionamentos institucionais, aumentar a participação social e estabelecer novas parcerias, o Instituto Dragão do Mar (IDM) aderiu, em 2022, à Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (Abraosc). Esta associação inclui importantes membros como a Associação Pinacoteca Arte e Cultura, a Fundação OSESP e a Sustenidos. A inclusão da primeira Organização Social de Cultura do Brasil na Abraosc foi amplamente comemorada, culminando na eleição e nomeação de Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM, como membro do Conselho de Administração da prestigiada instituição nacional.

A partir daí, dessa entrada no IDM na Abraosc, houve o amadurecimento de pautas que precisavam se estruturar organizacionalmente na entidade, como os Grupos de Trabalho (GTs) de Regionalização e Diversidade, na qual contribuem de forma significativa, respectivamente, Rachel Gadelha e Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural.

Em âmbito regional,  foi realizado em abril de 2023, o Seminário “Organizações Sociais e a Gestão Pública: Desafios e Oportunidades” no Cinema do Dragão. O encontro abordou temas como a compreensão do modelo de organizações sociais, definição de papéis, mecanismos de transparência, controle social e formas de participação cívica. O evento contou com a participação de organizações sociais que atuam na área cultural no Ceará, representantes da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), do poder público e de entidades de controle. 

A foto mostra uma palestra acontecendo em um auditório com assentos vermelhos ocupados por espectadores. Uma pessoa está em pé ao lado de uma tela de projeção que exibe um slide com texto sobre organizações sociais e gestão pública. A iluminação suave e focada destaca o palestrante e a projeção. A audiência parece atenta ao conteúdo sendo apresentado. As paredes do auditório são de cor vermelha, e a atmosfera é de concentração acadêmica ou profissional.
O Instituto Dragão do Mar expande a sua rede de diálogo incluindo outras OS de Cultura, Esporte e Juventude e a Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc) na realização do Seminário “Organizações Sociais e a Gestão Pública: Desafios e Oportunidades”

Destacou-se a participação de instituições sem fins lucrativos com contratos de gestão na cultura com o governo do Ceará e municípios, de OS de outros estados do Nordeste e a presença de Paulo Zuben, presidente executivo, e Fausto Arruda, diretor Técnico, ambos da Abraosc. Um novo seminário será realizado em 2024 para aprofundar os temas já debatidos e avançar em outros assuntos importantes. 

Conheça a diretoria do Instituto Dragão do Mar (IDM)

Rachel Gadelha – diretora-presidente

Adriana Victorino – diretora administrativo-financeira 

Bete Jaguaribe – diretora de Formação

Lenildo Gomes – diretor de Ação Cultural