Com cerca de 16 mil matrículas ofertadas, Porto Iracema das Artes celebra uma década contínua de atividades e expansão para o interior do Ceará

A programação conta com convidados especiais, apresentações musicais, mostras cinematográficas e exposições durante todo o mês. Todas as ações são gratuitas

Sob uma luz avermelhada, pessoas de diversas raças, com roupas de cores variadas, posam para a foto no palco. Algumas estão sérias, outras sorriem.
As comemorações de aniversário da Porto abrem com a exposição “O Mar da História: imagens pescadas no tempo”. Foto: Alan de Sousa

Consolidada como referência no País, a Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – completa 10 anos com uma programação diversa que inclui música, artes visuais, teatro, dança e cinema. A exposição “O Mar da História: imagens pescadas no tempo”, abre oficialmente o mês de aniversário, a partir das 18h30, da próxima quinta-feira, 03 de agosto, reunindo registros fotográficos da trajetória da Escola. As atividades se estendem durante todo o mês de agosto, sempre gratuitas e abertas ao público.

Inaugurada em 29 de agosto de 2013, a Porto Iracema das Artes vem desenvolvendo, ao longo de dez anos, experiências formativas que impactaram fortemente o campo cultural do país e do Ceará. Com cerca de 16 mil matrículas ofertadas na década, a Escola está hoje em 49 municípios do estado, incluindo Fortaleza, mobilizando jovens iniciantes e artistas em trajetórias nos vários programas de formação em artes. Desde sua fundação, a Porto funciona como um espaço voltado para trocas e experiências culturais, fomentando o debate crítico em encontros marcantes com intelectuais e artistas como Karim Ainouz, Maria Helena Bernardes, Grace Passô, Marcia Tiburi, Russo Passapusso, Renato Noguera, Nêgo Bispo, Efe Godoy, entre outras e outros. 

A Secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, fala sobre a importância de uma instituição como a Porto Iracema se desenvolver e se firmar ao longo de uma década. “Vemos aqui um Ceará ativo, pulsante e criativo nas artes e na cultura; uma Escola consolidada e considerada uma das mais importantes em formação artística do Brasil. Em um país em que as políticas públicas culturais sofrem com a descontinuidade a cada governo, podemos dizer que nestes 10 anos, o Ceará viveu e ainda vive uma política diferenciada do restante do Brasil. A criação de políticas públicas de formação para Cultura se fortaleceu, garantindo a longevidade deste e de outros projetos culturais”, conclui.

A Diretora Presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, ressalta a densidade do Projeto Político Pedagógico oferecido pela Escola. “Além da excelência acadêmica, a Escola Porto Iracema das Artes tem em seu Projeto Político Pedagógico uma visão de formação que ultrapassa o meramente profissionalizante. E isso é pedra fundamental da qualidade na formação que oferece. Um dos desafios de uma escola como a Porto é construir a formação, para quem a vivencia, voltada para a estética, para o sensível, sabendo que isso impactará todas as dimensões do ser, inclusive a profissional”, finaliza.

ARTE COMO MODO DE EXISTÊNCIA

A qualidade da proposta pedagógica também foi acentuada pela Diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe. “A Porto Iracema é orientada numa perspectiva de ‘arte como modo de existência’, uma experiência que entende arte enquanto lugar de produção do conhecimento, um processo construído num forte pacto com a vida social”, observa a professora, ratificando também importância da longevidade do projeto, que credita a alguns elementos centrais nesses dez anos da escola. “Uma configuração de gestores públicos conscientes da centralidade da cultura na experiência humana, além de uma capacidade criativa de jovens e artistas que ocuparam com radicalidade as experiências formativas da escola”, disse, acentuando o poder de resistência da escola, nos difíceis períodos que o Brasil viveu recentemente. “Atravessamos a pandemia do Covid e enfrentamos o autoritarismo do governo Bolsonaro fazendo arte e aqui chegamos, fortes”, finaliza.

Em 2015, o artista Rafael Semino participou da turma de Formação Básica em Teatro e, desde então, sua vida e trajetória na arte mudaram. “Foi depois da Porto que as coisas começaram a acontecer, tudo começou a ter outro sentido pra mim. Me tornei artista e conheci a arte através das políticas públicas de cultura, que foram e são determinantes para mim. Se eu não tivesse sequer conhecido ou conseguido uma vaga no curso, eu não estaria onde estou”, diz o artista. Mais recentemente, em 2022, Semino também integrou a 10ª edição do Laboratório de Teatro com o projeto “Criação em Tempo Espiralar” e, em 2023, é tutor do percurso de Artes Cênicas do projeto aBarca. 

O projeto de formação em artes da escola organiza-se em três esferas: o Programa de Formação Básica, que inicia jovens da escola pública no mundo das artes; o Programa de Formação Técnica, em que se insere o Curso Técnico em Dança e o Programa de Laboratórios de Criação, uma experiência imersiva de sete meses, em que artistas em trajetórias desenvolvem projetos nas diversas áreas criativas. Nesses dez anos, um total de 14.011 matrículas foram ocupadas por jovens em 711 cursos do Programa de Formação Básica, enquanto o Curso Técnico de Dança já colocou 178 coreógrafos e dançarinos no mercado. A experiência dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema, referência nacional em criação artística, já recebeu 555 artistas, desenvolvendo 221 projetos nas 10 edições já realizadas.

Wylliana Nascimento, natural de Juazeiro do Norte, também foi estudante da Formação Básica em Audiovisual. “Agora eu sou uma pessoa que não só assiste, mas também faz cinema, uma pessoa que cria narrativas, uma pessoa que inventa”, reflete a artista. Antes disso, chegou a cursar administração pública na Universidade Federal do Cariri e nunca imaginou poder trabalhar com cinema. “Até para sonhar é preciso ter um repertório de possíveis e o que chegou para mim não foi: ‘você pode fazer cinema’. Nunca pensei na vida”, pontua. Em 2022, participou do Laboratório de Criação em Cinema e, assim como Rafael Semino, retorna à Escola enquanto tutora do projeto aBarca. 

As diversas experiências formativas desenvolvidas no âmbito de uma década favoreceram a formação de um capital intelectual muito importante no âmbito da Porto Iracema das Artes. “São indicativos metodológicos e criativos que podem inspirar e contribuir com o campo das artes, mas também com outros campos das políticas públicas, como a educação e a assistência social”, observa Elisabete Jaguaribe. A reflexão sobre o capital intelectual acumulado ao longo dos dez anos de experiência estará reunida num livro, que será lançado no dia 29 de agosto, dia do aniversário da Escola.

Em 2023, a Porto Iracema das Artes materializou um grande desejo: o projeto expandiu suas atividades e está hoje em dez municípios do interior cearense. No âmbito do Programa de Formação Básica, por meio do Projeto aBarca, com financiamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), a Escola tem levado formação artística a nove cidades do Ceará – Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, além de Fortaleza, território em atua desde sua criação. No Programa de Laboratórios de Criação, até 2022, a Porto Iracema envolve artistas de 53 municípios cearenses.

Todas as formações da Porto Iracema são gratuitas e reservam 50% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, não binárias, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência. Além das três esferas formativas são ofertadas aulas abertas, oficinas, workshops, seminários e eventos e projetos em parcerias com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO – MÊS DE AGOSTO

  As comemorações de aniversário da Porto abrem, no dia 03 de agosto, a partir das 18h30, com a exposição “O Mar da História: imagens pescadas no tempo”, com fotografias que registram alguns momentos da trajetória da Porto, durante esta década de atuação, será aberta ao público, às 18h30, no Pátio da Escola. A exposição reúne trabalhos das fotógrafas Joyce S. Vidal, Micaela Menezes, Té Pinheiro, Thamires Oliveira e do fotógrafo Alan Sousa, que registraram diferentes momentos da trajetória da Porto. A curadoria  da exposição foi feita por Alan Sousa, Aline Albuquerque, Bruna Beserra, Ionara Sena, Isaac Pipano, Levy Mota, Micaela Menezes e Quitéria Gomes. A visitação fica aberta durante todo o mês de agosto.

O  #OcupaPorto10Anos é uma ocupação que reúne artistas que participaram ou ainda estão fazendo parte dos programas formativos da Escola, com diversas apresentações artísticas, a partir do dia 4 de agosto (sexta-feira).  A programação prevê ainda a IV Mostra Filmes do Porto, com exibição dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes do Programa de Formação Básica em Audiovisual. As sessões ocorrem nos dias 16 e 17 de agosto no Cinema do Dragão.

A programação agendou uma série de outras atividades, como a presença do dramaturgo Henrique Fontes com a “Oficina de Dramaturgia”, um ateliê aberto de escrita dramática, que ocorre nos dias 17 e 18 de agosto, das 9h às 13h, na Sala de Teatro da Escola.

No dia 22 de agosto, a Escola homenageia o professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, com a abertura da exposição “Gilmar Presente”, que ocupa a Galeria Leonilson com diversos trabalhos de artes visuais em homenagem ao professor, falecido em 2021, vítima da COVID-19.

No dia 23 de agosto, às 17h,  a Escola promove o Leituras Pretas, clube de leitura e debate sobre obras de autoras negras. 

Já no dia 25 de agosto, às 19h, haverá o show Bárbara!, com Mulher Barbada, integrante da 10ª edição do Laboratório de Música.

Atividades online também serão proporcionadas – o Lab X, já consolidado na agenda da Escola para recepção dos novos artistas dos Laboratórios de Criação, inicia no próximo dia 15 de agosto (terça-feira), com fala da pesquisadora, dramaturga, poeta e ensaísta Leda Maria Martins, das 14h30 às 17h30. O momento será transmitido no Youtube da Escola e terá acessibilidade em libras.

Durante a última semana do mês, encerrando o cronograma comemorativo, ocorrem o lançamento de publicações que refletem as experiências dos dez anos de Escolaalém do “Ciclo de Conversas Poéticas do Tempo Presente”, que abordará a relação entre Arte e Educação, Arte e Democracia.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O detalhamento de dias e horários estão no cronograma abaixo:

Programação completa dos 10 anos da Porto Iracema das Artes

03/08 (quinta-feira)

[FOTOGRAFIA] Abertura da exposição “O Mar da História”

Horário: 18h30

04/08 (sexta-feira)

[TEATRO] #OcupaPorto10anos Oficina Corpo-carta, com Procura-se Marly

Horário: 14h às 18h

Bate-papo + exibição de vídeos

Horário: 19h

08/08 (terça-feira)

[AUDIOVISUAL] #OcupaPorto10anos – Mostra de Curtas Cursos Básicos – 2 filmes + bate-papo

Horário: 17h

09/08 (quarta-feira)

[TEATRO] #OcupaPorto10anos – Espetáculo de conclusão do Percurso Básico de Teatro

Horário: 19h

10/08 (quinta-feira)

[ARTES VISUAIS] #OcupaPorto10anos – Encontros de desenhos

Horário: 18h

11/08 (sexta-feira)

[DANÇA] Educa Reggae – aula aberta com Jéssica Marília

Horário: 18h30

[DANÇA] Baile – com DJ Bandit Dubwise

Horário: 19h30

15/08 (terça-feira)

LAB X – Aula inaugural com Leda Maria Martins (online)

Horário: 14h30

16/08 (quarta-feira)

[FOTOGRAFIA] Leitura de portfólio com Fernando Jorge

Horário: 14h

[TEATRO] [ABARCA] #OcupaPorto10anos – Experimentos cênicos de conclusão do aBarca Teatro

Horário: 19h

17/08 (quinta-feira)

[TEATRO] Ateliê aberto de escrita dramática – Oficina de dramaturgia com Henrique Fontes

Horário: 9h às 13h

[FOTOGRAFIA] Leitura de portfólio com Fernando Jorge

Horário: 18h

[FOTOGRAFIA] Leitura de portfólio com Fernando Jorge

Horário: 19h

18/08 (sexta-feira)

[TEATRO] Ateliê aberto de escrita dramática – Oficina de dramaturgia com Henrique Fontes 

Horário: 9h às 13h

[DANÇA] #OcupaPorto10anos – 100m rasos e Bença Chica

Horário: 100m rasos às 18h30

Bença Chica às 18h45

[TEATRO E MÚSICA] Batalha da Porto

Horário: 19h

22/08 (terça-feira)

[ARTES VISUAIS] Abertura da exposição Gilmar Presente

Horário: 17h

[AUDIOVISUAL] Mostra de filmes no Cinema do Dragão

Horário: 19h

23/08 (quarta-feira)

[TODAS AS LINGUAGENS] Leituras Pretas – clube de leitura de autoras negras

Horário: 17h

[TEATRO] #OcupaPorto10anos – Ensaio aberto “Pistas para enganar o tempo”, vencedor do Prêmio Amarrações Estéticas

Horário: 19h

24/08 (quinta-feira)

[TEATRO] #OcupaPorto10anos – Ensaio aberto “Tchau, Amor!”

Horário: 19h

25/08 (sexta-feira)

[MÚSICA] Show Bárbara! com Mulher Barbada

Horário: 19h

26/08 (sábado)

[DANÇA] #OcupaPorto10anos – Maré Alta, coletivo Maré House 

Horário: 18h

29/08 (terça-feira)

[CICLOS DE CONVERSA] Poéticas do Tempo Presente – Arte, Educação e Ancestralidade

Horário: 14h30 às 17h30

Luiz Rufino + Fabiano Piúba

Horário: 19h

30/08 (quarta-feira)

[CICLOS DE CONVERSA] Poéticas do Tempo Presente – Arte, Educação e Territorialidade 

Horário: 14h30 às 17h30

Lançamento de livros Porto Iracema das Artes + Catálogo da Exposição Reflorestamento

Horário: 17h30

31/08 (quinta-feira)

[CICLOS DE CONVERSA] Poéticas do Tempo Presente – Arte, Educação e Democracia

Horário: 14h30 às 17h30

Premiação Porto 10 anos, com apresentação das obras vencedoras

Horário: 17h30

*Programação sujeita a alterações

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 10 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Com cerca de 16 mil matrículas ofertadas, Porto Iracema das Artes celebra uma década contínua de atividades e expansão para o interior do Ceará

Quando: De 03 a 31 de agosto

Onde: Escola Porto Iracema das Artes, Cinema do Dragão e Youtube da Porto (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público