Centro de Formação Olímpica recebeu a visita da ministra do Esporte, Ana Moser, e de Elmano de Freitas

O equipamento, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), recebeu elogios e é um dos investimentos do estado para ampliar o alcance das práticas desportivas

A foto contém mais de 10 pessoas, de raças diversas, homens e mulheres, vestidos de cores e estilos variados.
A presidenta do IDM, Rachel Gadelha, e o diretor de Articulação Institucional, Lenildo Gomes, acompanharam a visita de Ana Moser, ministra do Esporte, e do governador Elmano de Freitas ao Centro de Formação Olímpica

O Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO) recebeu a visita da ministra do Esporte, Ana Moser, do governador Elmano de Freitas e do secretário dos Esportes, Rogério Pinheiro, nesta quinta-feira (27). Rachel Gadelha, presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), e Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional da Organização, acompanharam as autoridades como parceiros do Estado na gestão do equipamento. Ao final, entregaram um kit com o Relatório de Gestão do IDM 2021-2022, o Livro do CFO e outros artigos que representam as duas instituições. 

Durante a visita, foi assinado um memorando de intenção para investimentos na área esportiva no Estado visando a implantação do projeto piloto do programa Rede de Desenvolvimento do Esporte, um pacto entre os governos federal e estadual para levar o esporte a quem não tem acesso. 

O governador Elmano de Freitas defendeu a importância do esporte e da cultura para o desenvolvimento do estado. “Eu considero fundamental para o desenvolvimento do Ceará, a sua autoestima, educação, esporte, cultura, o crescimento da vida comunitária. É isso que nos faz ser o povo cearense que somos, trabalhador, alegre, divertido, que gosta de forró, esporte e da vida!”, ressaltou o governador.

As autoridades reunidas no Centro de Formação Olímpica posam para a foto, com roupas de cores variadas.
Da direita para a esquerda: Jade Romero, vice-governadora do Ceará, Ana Moser, ministra do Esporte, Rachel Gadelha, presidenta do Instituto Dragão do Mar, Adriano Loureiro, Superintendente do CFO, Elmano de Freitas, governador do Ceará, Lia Freitas, primeira-dama do Ceará, Rogério Pinheiro, secretário de Esportes do Ceará, e Rui Rodrigues Aguiar, chefe do Escritório do Unicef

Segundo a ministra Ana Moser, sua intenção como nova ministra de um ministério renovado é cumprir uma missão dada pelo presidente Lula, que é fazer uma revolução no esporte do Brasil. Ela destacou que veio ao Centro de Formação Olímpica do Ceará para aprender, construir juntos e levar o estado como uma referência para outros lugares do Brasil.

O CFO é o equipamento esportivo mais completo do Estado e promove a formação esportiva de mais de mil pessoas mensalmente, incluindo crianças e adolescentes de baixa renda. O local conta com 16 modalidades esportivas, incluindo futsal, vôlei, basquete, natação e breaking dance, modalidade que conta com a presença da atleta de alto rendimento, Carol Navarro, que usa o espaço para treinar e tem como objetivo representar o Brasil na Olimpíada de Paris, em 2024.

Durante a visita, o governador Elmano de Freitas destacou ainda a importância da parceria com as federações para o sucesso do Centro e o secretário dos Esportes, Rogério Pinheiro, fez questão de endossar o seu orgulho pelo equipamento que promove a formação esportiva de mais de mil pessoas mensalmente e a importância do momento. O secretário afirmou que é muito importante trazer a ministra do Esporte ao Ceará, especialmente após dez anos sem a visita de um ministro do Esporte ao estado. Ele destacou que a visita foi para firmar uma parceria para a implementação da Rede de Desenvolvimento do Esporte em todo o país e que isso representa anos de muita esperança para o esporte cearense.

A comunidade do entorno também está sendo beneficiada com a oferta de atividades físicas de alongamento e condicionamento físico com acompanhamento profissional no programa de saúde e lazer realizado no CFO, no qual aproximadamente 100 alunos frequentam ou têm treinos na academia e nos espaços do Centro. E ainda: aulas de ritmos, que acontecem em parceria com o Instituto Juventude Inovação, que recebe a comunidade para aulas matinais de zumba, forró, entre outros. Destaca-se também que nos editais de seleção pública lançados até o momento foram alcançadas oito mil inscrições.

Como ex-secretária-executiva do Esporte, a vice-governadora, Jade Romero, também esteve presente durante a assinatura e pontuou a realização de sonhos que acontecem no equipamento. “Nós temos a certeza que aqui formaremos grandes atletas. Porque tudo começa assim, na base, com um sonho e com uma inspiração. E sempre que vejo o CFO, vejo uma joia que nós temos. Não só para o Ceará, mas para todo o esporte da região Nordeste”, concluiu a vice-governadora.