Casa de Saberes Cego Aderaldo divulga Chamada para Contratação de Serviços Artísticos

Serão selecionadas 30 propostas em 10 linguagens com um investimento de R$ 80 mil

Uma edificação do início do Século XX, com paredes vermelhas, detalhes brancos e portas verdes. A copa verde de uma árvores aparece no canto superior direito.
Casa de Saberes Cego Aderaldo está com inscrições abertas para Chamada pública que se destina à contratação de artistas e coletivos do Sertão Central em 10 linguagens

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas, até dia 19 de fevereiro, para Chamada para Contratação de Serviços Artísticos. Podem participar artistas, grupos e coletivos residentes na macrorregião do Sertão Central há pelo menos dois anos. 

A Chamada pública é uma ação que reflete políticas culturais do estado do Ceará, direcionando  seus recursos para democratizar e movimentar a criação e a difusão, na  economia criativa, para a região do Sertão Central, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico. 

Ao todo, serão investidos R$ 80 mil na seleção de 30 propostas artísticas em 10 linguagens, de cultura tradicional e popular ao humor e fotografia. Os projetos escolhidos se apresentarão na Casa de Saberes, até março de 2023. O resultado final deverá ser divulgado no início de março de 2023.

As inscrições são gratuitas e estão abertas de 07 a 19 de fevereiro de 2023, por meio da plataforma Mapa Cultural do Ceará. Todos os documentos de referência estão disponíveis no Edital, no endereço eletrônico do IDM (https://www.idm.org.br/editais-culturais/) ou Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/4112/).

Casa de Saberes Cego Aderaldo

Em Quixadá, é um símbolo da ampliação dos equipamentos culturais para outras áreas além de Fortaleza. Foi inaugurada no final de 2017 pelo então governador Camilo Santana para homenagear e lembrar o poeta Aderaldo Ferreira de Araújo (Crato, 24 de junho de 1878 — Fortaleza, 29 de junho de 1967), o Cego Aderaldo, que se descobriu nas letras após o acidente que o deixou sem a visão, por meio de um sonho, em Quixadá. 

IDM

O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS), sem fins lucrativos, com aproximadamente 25 anos de atuação no campo cultural do Ceará. O trabalho ocorre em parceria com o poder público  para ofertar à sociedade uma vasta programação de formação e fruição cultural. Atualmente, a instituição é responsável pela administração de 16 espaços e equipamentos públicos do Governo do Ceará, além de fazer a gestão de diversos projetos que promovem o desenvolvimento sociocultural. É a primeira Organização Social criada no Brasil na área de cultura. Hoje, trabalha a cultura de forma transversal, por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv) e a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema), além da forte e tradicional parceria com a Secult Ceará.

SERVIÇO

Chamada para a contratação de serviços artísticos para a Casa de Saberes Cego Aderaldo – Edital SA 2023/01

Inscrições: 07 a 19 de fevereiro de 2023

Edital e outras informações: site do IDM (https://www.idm.org.br/editais-culturais/) ou Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/4112/).

E-mail para  esclarecer dúvidas: formacao.csca@idm.org.br 

Informações para a imprensa:

Pedro Matheus Vieira Pinheiro 

(88) 99336-8635 ou (88) 98108-1261