86ª Reunião do Conselho de Administração do IDM: Impulsionando a Missão e Alcançando Objetivos Estratégicos

Rachel Gadelha, diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar

Na tarde desta quarta-feira, dia 6 de dezembro, o Instituto Dragão do Mar (IDM) realizou a sua 86ª reunião do Conselho de Administração, na sede da instituição. O encontro, que contou com a participação de representantes do Governo do Ceará e da Sociedade Civil, abordou uma série de temas estratégicos e decisões relevantes para a organização social.

Um dos momentos de destaque foi a posse do novo conselheiro, Rafael Cordeiro Felismino, representante do Poder Executivo Estadual e Secretário Executivo da Cultura do Ceará. Com uma vasta experiência no setor, Rafael promete contribuir significativamente para as discussões e decisões do Conselho. Além de Rafael, compõem o Conselho de Administração do IDM e participaram da reunião: Francisco José Moura Cavalcante, presidente do Conselho e representante da Casa Civil, Vera Rodrigues, representante da Sociedade Civil (Unilab), Zaneir Gonçalves Teixeira, representante eleita pelo Conselho (Notória capacidade), Duarte de Sousa Dias Branco, representante eleito pelos Associados do IDM, Marcela Mapurunga, representante do Poder Executivo Estadual e Ana Maria Xavier, Representante da Sociedade Civil (Inec). 

Durante a reunião, foram apresentados os resultados da consultoria contratada para o diagnóstico de reputação e imagem, assim como os dados do núcleo de captação e projetos. Entre os projetos aprovados, destacam-se o Travessias Culturais, aprovado no Programa nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e o Patrimônio para Todos, em edital realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, somando um montante de R$ 850 mil já captados.  Além disso, o IDM inscreveu e aprovou, pela primeira vez, um Plano Anual na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A gestão de pessoas também foi abordada, resultando na apresentação  da nova estrutura de cargos do IDM para apreciação do Conselho, com a apresentação dos principais pontos e o cronograma de implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), bem como a implementação do ponto eletrônico digital, marco da modernização do setor. 

Como uma das pautas mais centrais da reunião, o Conselho de Administração aprovou os limites orçamentários para os Contratos de Gestão, bem como a projeção de captação de recursos através de projetos em 2024. 

Outras iniciativas de destaque da gestão foram apresentadas, como: a atuação da Coordenação de Cidadania Cultural, vinculada à Diretoria de Ação Cultural, com foco em orientação e qualificação de processos sociais; os avanços a partir da criação do Comitê de Diversidade, com as revisões nos processos administrativos-financeiros para respeitar o nome social, e a contratação de consultoria para consolidar uma Política Institucional de Diversidade IDM; e o status do projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com um cronograma de implementação, visando a conformidade com a legislação.

A 86ª edição do Conselho de Administração do IDM reforça o compromisso da instituição com a transparência, eficiência e busca constante pela promoção da cultura e cidadania no Estado do Ceará.