Projeto Trilharte – Programa de Oportunidades e Cidadania (POC)

O Instituto Dragão do Mar é responsável pelo Projeto Trilharte que propõe aproximar adolescentes e jovens de ambientes de diversidade, relevância histórica e representatividade da cultura, fortalecendo seu papel para a promoção dos direitos culturais, da cidadania e do desenvolvimento sociocultural. Compreender que o fomento da cultura também pode se dar de forma transversal é um dos pontos que faz o IDM ser o parceiro ideal para projetos como o Trilharte. Não há cidadania sem cultura.  É ela que fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo possibilitando condições de bem-estar mesmo nas situações mais vulneráveis. O projeto fortalece a autoestima, criatividade e estrutura novos ambientes de convivência, para que esses jovens ocupem o lugar que lhes é de direito em nossa sociedade.

Durante a execução do projeto são realizadas mais de 40 visitas guiadas em equipamentos culturais da Secult Ceará e no Centro de Formação Olímpica – CFO Ceará, além de produções e intervenções artísticas, formações e oficinas, perfazendo mais de 60 ações pontuais para cada jovem beneficiado. 

O Trilharte é um projeto que integra o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), instituído pela Portaria n°121/2021- Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) propõe estratégias para atendimento, acompanhamento e encaminhamento de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado e de adolescentes e jovens em cumprimento de medida. Além do Trilharte, as atividades do POC são compostas por mais dois projetos de ações finalísticas: Novas Trilhas e Embaixadores da Paz.