NOVIDADES

IDM participa do 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento

Com palestras virtuais e gratuitas sobre formação artística, o evento faz parte do programa “Percursos (In)Formativos” da Secult Ceará e segue até o dia 24 de fevereiro

Refletir sobre a formação em arte para além das epistemologias e políticas vigentes é o mote principal do 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento, evento realizado pela a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), a partir desta terça-feira (15). Até o dia 24 de fevereiro, a programação conta com treze palestras virtuais e gratuitas que abordam perspectivas plurais sobre o assunto. Para acompanhar, é necessário se inscrever através da plataforma Sympla.com.br/percursosinformativos. Mais informações e detalhes sobre a programação podem ser conferidas no site www.percursosinformativos.com.br


O Instituto Dragão do Mar, parceiro de longa data da Secult na gestão de espaços e políticas culturais, está presente nesta importante iniciativa. Além de diversos gestores e colaboradores do IDM que atuam nos equipamentos culturais da Secult Ceará inscritos nos colóquios, participamos também do processo formativo em si. Na próxima terça-feira (15), às 18h30, Bete Jaguaribe, diretora de formação do IDM, participa da palestra sobre Formação em artes no âmbito das políticas culturais do Ceará junto com a professora Beatriz Furtado. “Políticas de formação em artes são estratégicas para o desenvolvimento do campo cultural, especialmente no contexto contemporâneo que desafia as sensibilidades. É extraordinário o ambiente de um Colóquio que se coloca na perspectiva de outras epistemologias, porque aprofunda a reflexão e contribui para a consolidação de esferas públicas de formação artística”, reflete Bete Jaguaribe.


As palestras abordam pontos como políticas públicas, capital cultural e campo das artes, diversidade e territórios. Entre os convidados confirmados estão Daniele Canedo (BA), Leandro Colling (BA), Beatriz Furtado (CE), Mário Pragmácio (RJ), Maria Cecília Felix Calaça (CE), Raylander Mártis (SP), Cayo Honorato (DF), Glória Diógenes (CE), João Paulo Lima (CE), Agnaldo Geremias (SP), Marcelo Jardim (RJ), Ana Paula do Val (SP) e Nêgo Bispo (PI).


Além dos encontros, o Ciclo de Colóquios também publicará um livro em versão impressa e digital, composto por artigos dos especialistas participantes, visando contribuir para a difusão da produção de conhecimento desenvolvida acerca das políticas de formação em arte e cultura.


O 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento integra a agenda do programa de formação modular Percursos (In)Formativos, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), através da Coordenadoria de Conhecimento e Formação (CCFOR).

SOBRE O PROGRAMA PERCURSOS (IN)FORMATIVOS


O Percursos (In)Formativos é uma agenda de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que, desde 2021, tem como objetivo ampliar e aprofundar temáticas voltadas para uma maior inclusão e consolidação de políticas públicas. Em 2022, o programa realiza um módulo de eventos abertos ao público em geral, organizados em três eixos que ocorrem de Janeiro a Março. São eles: 3º Seminário Cultura do Acesso, 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento e 1º Webinário Étnico Racial.


Mais informações podem ser conferidas no Instagram @percursosinformativos e no site www.percursosinformativos.com.br

SERVIÇO

Ciclo de palestras do 1º Colóquio Arte, Cultura e Pensamento

15 a 17 e 22 a 24 de fevereiro, das 16h às 18h e 18h30 às 20h30

Inscrições gratuitas em sympla.com.br/percursosinformativos

Mais informações em @percursosinformativos no Instagram e no site www.percursosinformativos.com.br