NOVIDADES

Cultura da Diversidade ganha força institucional no Instituto Dragão do Mar

Comunicamos que Helena Vieira é nossa nova Assessora para Cultura da Diversidade. A pesquisadora, transfeminista e escritora já fazia esse trabalho para a Escola Porto Iracema das Artes desde setembro de 2020 e agora passa a assessorar todo o IDM.

Uma das primeiras ações e prioridades da nova gestão do Instituto Dragão do Mar foi a realização de um planejamento estratégico para conduzir as ações do Instituto com foco na modernização e integração da gestão e no fortalecimento institucional. A chegada da pesquisadora, transfeminista e escritora Helena Vieira com a criação da Assessoria para Cultura da Diversidade do IDM é um desdobramento desse planejamento, que tem como uma das ações estratégicas a definição de sua política para a Cultura da Diversidade no âmbito de atuação do IDM.

A necessidade pujante de responder às demandas sociais e construir um espaço mais diverso é uma das prioridades do IDM. O caminho escolhido é o de construir bases institucionais que vão sedimentar a Cultura para a Diversidade na identidade organizacional. Isso motivou o convite para Helena ampliar o seu escopo de atuação, assessorando, a partir de agora, toda a instituição. Para o IDM, a Cultura da Diversidade trata de construir e manter um ambiente de inclusão e acessibilidade, acolhimento e respeito a todas as pessoas, de todos os corpos, gêneros, orientações sexuais, raças, etnias, idades e territorialidades. É ser Plural.

Os caminhos de Helena Vieira e do IDM se encontraram em 2019, quando ela participou do Laboratório de Teatro, da Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo IDM - quando realizou a pesquisa dramatúrgica “Onde estavam as travestis durante a Ditadura?”. A partir desse primeiro encontro surgiram diálogos e convergências que resultaram na criação da Assessoria para Cultura da Diversidade da Escola Porto Iracema, que ela vem desempenhando desde setembro de 2020.

Nessa nova função, Helena realizará uma agenda de trabalho envolvendo gestores e colaboradores dos equipamentos da rede IDM, alinhada com as Diretorias de Articulação Institucional e de Formação e Criação. Num primeiro momento, teremos reuniões de mapeamento de ações para diversidade já realizadas, seguida de escutas para construção de diagnóstico e proposição de ações de longo prazo, formativas e diretrizes para a Política Institucional de Diversidade do IDM. Contamos com o apoio e participação de todas as pessoas chamadas para essas atividades.


Sobre Helena Vieira

Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog Agora É que São Elas da Folha de São Paulo. Foi consultora na novela A Força do Querer da Rede Globo. Recentemente, foi co-autora dos livros ” História do Movimento LGBT ” organizado por Renan Quinalha e James Green, ” Explosão Feminista” organizado por Heloísa Buarque de Holanda, ”Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, organizado por Rosana Pinheiro Machado e ”Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”, da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria “Artes Cenicas Brazil Diversity”, em Londres, com a peça ”Ofélia, the fat transexual”. Desenvolveu junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada “Onde estavam as travestis durante a Ditadura?”.