NOVIDADES

Dois novos Contratos de Gestão (CG) fazem parte do portfólio de gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba e a Casa de Antônio Conselheiro são, desde abril e maio, geridos pela Organização Social (OS) que já realiza esse trabalho em outros 12 espaços públicos do Governo do Estado.

A Secretaria de Meio Ambiente do Ceará - SEMA e o Instituto Dragão do Mar - IDM firmam parceria através de contrato de gestão para apoio na administração do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba tem como finalidade a promoção do desenvolvimento sustentável local, requalificando a área para as atividades gastronômicas tradicionais e o turismo local e ambiental na Sabiaguaba.

Em uma Assembleia Geral, membros da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura - ABRAOSC, aprovaram por unanimidade o ingresso do IDM como novo integrante da instituição. A reunião foi conduzida por Clovis de Barros Carvalho, Presidente do Conselho de Administração e contou com a participação de todos os membros da associação.

Valéria Cordeiro, nova secretária Executiva da Cultura do Estado, passa a ser membro do Conselho de Administração como indicação ao assento da Secretaria da Cultura do Estado, em substituição à Luisa Cela. Agradecemos por toda a dedicação e pelas contribuições significativas dadas por Luisa Cela no decorrer do período que integrou nosso Conselho.

Refletir sobre a formação em arte para além das epistemologias e políticas vigentes é o mote principal do 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento, evento realizado pela a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), a partir desta terça-feira (15). Até o dia 24 de fevereiro, a programação conta com treze palestras virtuais e gratuitas que abordam perspectivas plurais sobre o assunto. Para acompanhar, é necessário se inscrever através da plataforma Sympla.com.br/percursosinformativos. Mais informações e detalhes sobre a programação podem ser conferidas no site www.percursosinformativos.com.br


A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, tem uma nova gestora. Maninha Morais, ex-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM) e ex-diretora do Theatro José de Alencar (TJA), assume a partir do dia 13 de setembro a gestão executiva da Escola..

Na primeira fase da parceria, terão seu acervo representado na plataforma digital o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, a Biblioteca Estadual do Ceará, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um novo equipamento de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e tem contrato de gestão assinado com o Instituto Dragão do Mar.

Comunicamos que Helena Vieira é nossa nova Assessora para Cultura da Diversidade. A pesquisadora, transfeminista e escritora já fazia esse trabalho para a Escola Porto Iracema das Artes desde setembro de 2020 e agora passa a assessorar todo o IDM.